Barotrauma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um barotrauma é uma manifestação patológica ligada a variações de pressão no interior do corpo. Pode ser causado, por exemplo, por um avião mal pressurizado ou por problemas durante um mergulho.

Podem ser cavitárias ou plasmáticas.

Aerobaropatias Cavitárias[editar | editar código-fonte]

Resultam da atuação das oscilações da pressão atmosférica sobre os gases cavitários do organismo humano. Em pacientes impossibilitados de respirar espontaneamente é utilizada a ventilação mecânica como método artificial para manutenção da expansão pulmonar. Se a pressão de ar externa for maior que a dos pulmões, resultara em um barotrauma, Os fisioterapeutas tem como objetivo prevenir o barotrauma, assegurando o sincronismo paciente – ventilador

Aerobaropatias plasmáticas[editar | editar código-fonte]

Causadas pela atuação das oscilações da Pressão Atmosférica sobre os valores da Pressão do Nitrogênio, que se encontra dissolvido no Plasma Sanguíneo, provoca o aparecimento de perturbações, êmbolos de nitrogênio que se destacam na corrente sanguínea e nos tecidos.