Barragem de Nurek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barragem de Nurek
Barragem de Nurek}}
Barragem de Nurek
Sistema Rio Vakhsh
Nome Barragem de Nurek
Espelho d'água 98 km²
Localização Tajiquistão
Volume de armazenamento 10500 x 109
Início de operação 1979
Observações Barragem mais alta do mundo

A barragem de Nurek (em tajique: Нерӯгоҳи обии Норак, Nerūgohi obii Norak, que significa 'central hidroelétrica de Nurek') é uma barragem de aterro no Tajiquistão construída no rio Vakhsh, na fronteira entre a província de Khatlon e a Região sob Subordinação da República. A construção da barragem começou em 1961 e foi terminada em 1980, quando o Tajiquistão era ainda uma república da União Soviética. Com 304 m de altura, atualmente é a mais alta barragem do mundo. A barragem de Rogun, também no rio Vakhsh em território tajiquistanês e presentemente em construção, irá suplantar a sua altura.

Construção[editar | editar código-fonte]

Tem um núcleo central de betão armado formando uma barreira impermeável dentro de uma construção de 304 m de altura de rocha e terra de preenchimento. O volume do montículo é de 54 milhões de metros cúbicos.

Situa-se numa garganta profunda escavada pelo rio Vakhsh no oeste do Tajiquistão, a cerca de 75 km a leste da capital do país, Dushanbe. Há uma localidade perto da barragem, também chamada Nurek, na qual se construíram as casas de engenheiros e outros empregados da central hidroelétrica.

Geração de eletricidade[editar | editar código-fonte]

Na barragem de Nurek estão instaladas um total de nove turbinas Francis, a primeira instalada em 1972 e a última em 1979. Originalmente tinham uma capacidade de geração de 300 MW cada una (2,7 GW no total), embora tenham sido redesenhadas e adaptadas de tal maneira que hoje produzem em conjunto 3,0 GW. Desde 1994, fornecem a maior parte dos 4,0 GW de geração hidroelétrica do país, sendo suficiente para satisfazer 98% das suas necessidades de eletricidade.[1]

Albufeira[editar | editar código-fonte]

Vista da albufeira de Nurek
Vista da albufeira de Nurek

A albufeira formada pela barragem de Nurek, conhecido simplesmente como Nurek, é a maior reserva de água do Tajiquistão, com capacidade de 10,5 km³. Tem 70 km de comprimento e área de 98 km². A energia da central hidroelétrica e a água armazenada são usadas também para a irrigação de terras agrícolas. A água de rega é transportada 14 km através do túnel de rega Dangara e irriga 700 km² de terras cultiváveis.

Referências

  1. Reza Ghasimi. In: The International Bank for Reconstruction. Tajikistan. [S.l.: s.n.], 1994. 138 pp. ISBN 0821331051.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Barragem de Nurek