Barretos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a localidade portuguesa, veja Barretos (Beirã). Se procura o clube de futebol, veja Barretos Esporte Clube.
Barretos
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Barretos
Bandeira
Brasão de armas de Barretos
Brasão de armas
Hino
Gentílico barretense
Localização
Localização de Barretos em São Paulo
Localização de Barretos em São Paulo
Localização de Barretos em São Paulo
Barretos está localizado em: Brasil
Barretos
Localização de Barretos no Brasil
Mapa
Mapa de Barretos
Coordenadas 20° 33' 25" S 48° 34' 04" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Colômbia, Guaíra, Morro Agudo, Jaborandi, Colina Olímpia e Guaraci
Distância até a capital 427 km
História
Fundação 1854
Administração
Prefeito(a) Emanoel Mariano Carvalho (PTB)
Características geográficas
Área total 1,563,611 km²
População total (est. IBGE/2009[1]) 113,618 hab.
 • Posição SP: 61º
Densidade 70,5 hab./km²
Clima tropical (Aw)
Altitude 530 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,802 muito alto
PIB ({{{data_pib}}}) R$ 1.509.603 = IBGE/2006[2]
PIB per capita (IBGE/2006[2]) R$ 13 700,10

Barretos é um município brasileiro do estado de São Paulo na Mesorregião de Ribeirão Preto. Localiza-se a uma latitude 20°33'26" Sul e a uma longitude 48°34'04" Oeste, estando a uma altitude de 530 metros. Sua população estimada em 2009 era de 113.618 habitantes, em uma área de 1.563,6 km².

História

Em 1831, Francisco Barreto e Antônio Barreto, juntamente com suas famílias, chegaram à região, apossando-se de grandes extensões de terras, onde organizaram suas fazendas (Fazendas Fortaleza, Monte Alegre e Posse Seca).

Em 1854, os descendentes destes pioneiros assinaram o título de doação de 82 alqueires ao "Divino Espírito Santo" e as primeiras casas de sapé começaram a surgir ao redor da capela erguida no local (Capela do Espírito Santo de Barretos).

Foi elevada à Freguesia, pela lei no. 42, de 16 de abril de 1847, e à Município, pela lei no. 22, de 10 de março de 1885. A lei no. 1021 de 6 de novembro de 1906, mudou o nome de Espírito Santo de Barretos para Barretos, já o decreto no. 98 de 26 de novembro de 1890 tinha criado a Comarca, simplesmente de Barretos.

Como município instalado a 31 de janeiro de 1890, foi criado com a freguesia de Espírito Santo de Barretos. Em 1909 foi inaugurada a estrada de ferro. Em dezembro do ano anterior entrava na estação a primeira locomotiva do trem de lastro.

O personagem "boiadeiro" sempre teve um papel importante no transporte de gado de uma região para outra, assim como na entrega de "bois gordos" aos frigoríficos da região e Festa do Peão de Boiadeiro.

Elevada a município em 10 de março de 1885.

O prefeito atual é Dr. Emanuel Mariano de Carvalho, um medico pediatra.

Área

  • Total: 1.563.611 km²
  • Urbana: 71 km²
  • Rural: 1.402.611

Comunicação

TV

Rádio

  • Band FM
  • Jovem Pan FM

Jornais

  • O Diário de Barretos
  • Jornal de Barretos
  • Jornal O Povo
  • Jornal Expresso Classificados

Economia

A agricultura, comércio e prestação de serviço são a base de sua economia, na indústria laticínios, confecções, borracha, calçados, curtume, cutelaria, sucos cítricos e artefatos em geral além dos frigoríficos JBS-Friboi, Minerva e Dawn Farms, importantes na industrialização de carne tanto para o mercado interno quanto externo. A cultura da cana de açúcar já predomina com 44%, vem ganhando espaço do plantio de laranja 32%, soja 7%, pastagem 6%, a borracha embora não expressivo na produção, é destaque na produção estadual, justificado pela extensão do município.. Atualmente seis grandes usinas estão instaladas na região, são elas Guarany, São José, Colorado, Mandú, Continental e destilaria Guaíra, se considerar um raio de 60 Km outras importantes como Severina e Morro Agudo. Barretos ainda abriga dois distritos industriais onde estão instaladas empresas de pequeno e médio porte Barretos é sede da 13ª Região Administrativa do Estado, com 19 municípios, a norte do Estado de São Paulo, limita-se com o Município de Colômbia ao norte, ao sul com os Municípios de Colina, Jaborandi e Severínia, a leste com Guaíra e Morro Agudo e a oeste com os Municípios de Guaraci e Olímpia. Possui dois distritos, Alberto Moreira e Ibitú.

O Projeto do Parque Agrotecnológico de Barretos é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barretos para contribuir no desenvolvimento de oportunidades de negócios e ganhos de competitividade do Agronegócio Brasileiro.

Atualmente a implantação do “AGROTECHPARK”, integrante do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento no setor agropecuário, será fundamental no atrativo de investimentos e geração de novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica que poderão ser beneficiadas por incentivos fiscais na forma da lei e regulamentação da secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Lei de Inovação e lei Municipal de Incentivos Econômicos (Lei Complementar 84/2007).

Festa

A cidade paulista sedia a mundialmente famosa e reconhecida como uma das maiores festas de rodeio, Festa do Peão de Boiadeiro organizada e promovida tradicionalmente pelo Clube Os Independentes de Barretos. A festa, apesar de atrair um grande público, também é alvo de duras críticas de grupos de direitos animais e proteção animal que alegam sofrimento nos métodos empregados nos rodeios - não só o de Barretos. A festa atrai em torno de um milhão de turistas para Barretos o que abriu novos caminhos como a construção de um grande parque aquático na cidade, o maior empreendimento de águas termais do estado de São Paulo.[carece de fontes?]

Esporte

Barretos conta com um time de futebol profissional Barretos Esporte Clube que tem o seu estádio Antônio Gomes Martins com capacidade para 13.996 espectadores.

Ensino Superior em Barretos

As principais entidades de ensino superior da cidade são:

  • UniFeb
  • UniBarretos
  • Faculdade Soares de Oliveira
  • ISEB - Instituto Superior de Educação de Barretos

Shopping Center

Está sendo reformado no local do antigo Arena Shopping Barretos o novo North Shopping Barretos, que será inaugurado no meio do ano de 2010 contendo quatro lojas âncoras, três salas de cinema e outras 120 lojas.

Hospital de Câncer de Barretos

O Hospital de Câncer de Barretos ou Fundação Pio XIIatende pessoas com câncer de todo o Brasil. O hospital conta com doações dos artistas que fazem shows e têm a renda revertida em doações para o hospital. Hoje o hospital realiza em média 2800 atendimentos por dia, sendo que 100% dos atendimentos são via SUS[4].

O hospital possui um novo centro de prevenção contra o câncer de mama com 2,5 mil metros quadrados que podem atender 11 mil mulheres por mês. O novo centro faz parte de um projeto maior: o Instituto de Referência para Prevenção de Câncer Ivete Sangalo, um espaço de 7,2 mil metros quadrados voltado para outros tipos de câncer além do de mama, como o de colo uterino, próstata, digestivo, boca e pele a ser inaugurado dentro de nossa instituição em fevereiro de 2010.

O Hospital de Câncer de Barretos é um dos mais conceituados no atendimento de pessoas com câncer de todo o mundo.

Santa Casa de Misericórdia de Barretos

Localizada no centro de Barretos, foi inaugurada em 9 de janeiro de 1921. Porém, a ideia de sua criação surgiu quatro anos antes, em 1917. Nesse mesmo ano reuniram-se na residência do Padre José Martins, os integrantes da Comissão Promotora da Fundação da Casa de Misericórdia de Barretos (Drs. José Caldas, Henrique Pamplona de Menezes, Marcos Martins e Bráulio Vasconcellos (médicos), Padre José Martins, José Garcia Vassimon, Coronel Luciano de Mello Nogueira, Evaristo Pinto da Cruz, Francisco Conde, Fuzinato Bertazzi e João Machado de Barros). E a primeira pedra da Santa Casa foi lançada em 30 de junho de 1918.[5]

O provedor e diretor clínico eram à época da inauguração Dr. Pedro Paulo de Souza Nogueira e Dr. Henrique Pamplona de Menezes, respectivamente. O primeiro paciente atendido foi o Sr. Aníbal Calabrez.[5]

O hospital conta também com um moderno centro de distribuição e logística, sendo uma referência regional.

Ponto Turísticos

  • Marco Histórico

Situado à Rua 8, esquina com a Avenida 13. É o marco inicial e geográfico da cidade. Ou seja, todas as distâncias são medidas a partir deste ponto. Ali surgiram as primeiras residências da Fazenda Fortaleza de Francisco Barreto, que deram origem a cidade. Mural com sete metros de altura, construído com projeto e consultoria de Cesário Ceperó e Pedro Pedozzi, tem em relevo as imagens da Família Barreto, do Divino Espírito Santo, padroeiro do município,e do brasão da cidade, com o lema: "Frates Sumus Omnes" (Somos Todos Irmãos).

  • Museu Municipal, Artístico e Cultural "Ruy Menezes"

Situado a Avenida 17, esquina com a Rua 16. Foi criado pelo município em abril de 1974 e recebeu como doação todo o acervo do Museu Ana Rosa, que funcionava em uma das salas do Colégio Mário Vieira Marcondes. A construção com data de 1907, já foi Prefeitura e sede do Poder Legislativo. É conhecido como o "Palácio das Águias".

  • North Shopping Barretos

Situado a Via Conselheiro Antônio Prado, n.º 1400. Telefone: (17) 3323 1420. Um shopping com conceito de "open mall" e estilo country, uma praça de eventos, cinema, lojas com diversidade de produtos e estacionamento para 400 veículos. Atualmente, setembro de 2009, passa por reformas.

  • Catedral do Divino Espírito Santo

Situada na Praça Francisco Barreto, s/nº (Centro da Cidade). Por serem os fundadores devotos do Divino Espírito Santo, doaram oitenta e dois alqueires de terra à igreja e construíram a primeira capela. No final do século XIX, deu-se início a construção da catedral, tendo a frente o mestre Pagani Fioravante.

A obra obedece o estilo romano de linhas soberbas com colunas olímpicas e imagens de santos, bem como obras de arte pintadas em vitrais e nas paredes.

  • Recinto Paulo de Lima Correia

Situado a Praça Nove de Julho. Foi inaugurado em março de 1945, servindo de palco para as grandes exposições agropecuárias e produtos derivados. É uma obra arquitetônica de beleza singular e considerada uma raridade no gênero, dado seu estilo ímpar.

O recinto foi escolhido pelo Clube Os Independentes para ser o palco da Festa do Peão desde 1956 até 1984, sendo então o berço do Rodeio Brasileiro.

  • Praça da Primavera

Situado à Rua 18 com as avenidas 33 e 35.Com um bonito projeto paisagístico, esta praça é considerada a mais bela da cidade por exibir um clima de tranquilidade. Tem coreto, passagem de córrego com pontes e fonte luminosa.

  • Estação ferroviária de cultura
  • Região dos Lagos

Situado à Avenida Centenário da Abolição s/nº. Conjunto de três lagos ornamentais, abastecidos pelo Córrego do Aleixo, contando com ciclovias e amplas calçadas para a prática de atividades esportivas.

  • Calçadão

Situado à Praça Francisco Barretos, s/n.º. Espaço no centro da cidade para circulação exclusiva de pedestres, com planejamento paisagístico, infra-estrutura de bancos telefones públicos, bancas de revistas e quiosques. Centro da cidade.

  • UNIFEB – Fundação Educacional de Barretos

Situado à Avenida Professor Roberto Frade Monte, n.º 389. Telefone: 3322 6411. Faculdade com 14 opções de cursos superiores, mais cursos de nível técnico e um Centro de Pós-Graduação. O campus oferece laboratórios básicos e específicos, clínicas odontológicas, centro de informática, biblioteca, cantina e teatro com capacidade para 700 espectadores.

  • Cidade de Maria.

Sito à Vicinal Nadir Kenan, km 11. Foi inaugurado em 1981. Local erigido para abrigar congregações católicas e formar religiosos.

  • Rancho Nossa Senhora de Guadalupe.

Sito à vicinal Pedro Vicentini. Propriedade privada, construída no mais fiel estilo texano, para a criação de cavalo Quarto de Milha. Conta com administração, baias, capela e residência.

  • Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos

Sito à Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 428. Inaugurado em 1985, o Parque do Peão de Barretos é uma área de aproximadamente cinquenta alqueires destinados a realização da Festa do Peão de Barretos, na segunda quinzena de Agosto.

O local impressiona por sua grandiosidade e encantamento, contando com uma área para Feira Comercial, estacionamento para 10 mil veículos, Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Rancho da Queima do Alho, Fazendinha, Hípica e o magnífico Estádio polivalente de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para trinta e cinco mil pessoas sentadas.[carece de fontes?]

  • Memorial do Peão de Boiadeiro.

Localizado dentro do Parque do Peão, o Memorial conta a história da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e de seu fundador, o Clube Os Independentes. Inaugurado em agosto de 2005, o memorial tem o formato que lembra uma lona de circo, homenageando a lona sob a qual aconteceu a primeira Festa do Peão, em 1956.

Rede Hoteleira

Barrretos tem muitos hotéis devido ao grande número de turistas que recebe no mês de agosto, principalmente.

  • Camping do Cowboy » Camping

Via das Comitivas, Km 4 Tel: 17 3328-1046 - Fax: 17 9785-5333

  • Hotel Berrante Dourado » Hotel

Via Conselheiro Antônio Prado, 962 Tel: 17 3324 2911 / 3322 3575

  • Hotel Nacional Inn » Hotel

Praça Francisco Barreto, 261 - Centro Tel: (17) 3322-5877 - Fax: (17) 3322-5594

  • Kehdi Plaza Hotel » Hotel

Rua 14, nº 677 - Centro Tel: 17 3322-8622 - Fax: 17 3322-8622

  • Barretos Country » Hotel

Via Pedro Vicentini, 111 - Jardim Aeroporto Tel: 17 3322-1100 - Fax: 17 3322-1100

  • Mabruk Apart Hotel » Hotel

Rua 16, nº 777 - Centro Tel: 17 3323-3399 - Fax: 17 3323-3399

  • Barretos Thermas Park(em obras)

Localizado no Parque do Peão em Barretos Shelton Hotel Praça Francisco Barreto, 260 - Barretos, 14780-050 (0xx)17 3322-5877‎

  • Hotel Ipiranga

Rua Trinta, 331 - Barretos - SP, 14783-215 (0xx)17 3322-3552‎

  • Castelo Branco Hotel

Avenida 43, 537 (Ruas 36x38) - CEP 14780-420 - Barretos/SP

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 103.913

(Fonte: IPEADATA)
Dados do Censo - 2000
  • Composição étnica
Tipo físico Percentagem
Branca 73,5%
Negra 5,5%
Parda 19,7%
Amarela 0,6%
Indigena 0,1%

Fonte: Censo 2000

Geografia

Hidrografia

Transporte

Rodovias

Administração

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. «Página do Hospital de câncer de Barretos - Fundação Pio XII». Consultado em 07 de abril de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. a b «Santa Casa de Misericórdia de Barretos - O hospital da vida - Histórico». Consultado em 7 de abril de 2010 

  • ROCHA, Osório. Barretos de Outrora. 1954

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Barretos

Ligações externas

Predefinição:Centros sub-regionais do Brasil