Bartolomeo Beccari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bartolomeo Beccari
Bartolomeo Beccari
Conhecido(a) por Descoberta do glúten na farinha de trigo
Nascimento 25 de julho de 1682
Bolonha, Estados Papais
Morte 18 de janeiro de 1766 (83 anos)
Bolonha, Estados Papais
Nacionalidade Italiano
Campo(s) Química

Jacopo Bartolomeo Beccari (Bolonha, Estados Papais, 25 de julho de 1682Bolonha, Estados Papais, 18 de janeiro de 1766), historicamente referido como Jacobus Bartholomeus Beccarius ou J.B. Beccarius,[1] foi um químico italiano, dos principais cientistas de Bolonha, na primeira metade do século XVIII. É conhecido principalmente por ter descoberto o glúten na farinha de trigo.

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 1737 foi o primeiro a ministrar cursos de química em uma universidade da Itália. Realizou pesquisas fundamentais sobre a fosforescência dos corpos, e estudou a medição da intensidade da luz emitida.[2] (De rebus aliisque adamant in phosphorum numerum referendis, 1745). Também estudou a ação da luz sobre sais de prata (De vi, quam ipsa per se lux habet, non colores modo, sed etiam texturam rerum, salvis interdum coloribus, immutandi, 1757). Por seus comentários sobre foraminifera é considerado um dos pioneiros da microbiologia.

Trabalhando na Accademia delle Scienze dell'Istituto di Bologna, Beccari procurou maneiras de fazer as populações resistentes à fome através de um novo tipo de dieta de emergência.

Por suas observações sobre os foraminíferos é considerado como um dos precursores da microbiologia.

Referências

  1. Biblioteca Casanatense. Roma - Supplemento Catalogo Audiffredi (manoscritto) Beccarius Jacobus Bartholomeus
  2. Beccari, Bartolomeo (1744). De quamplurimis phosphoris nunc primum detectis commentarius. Bologna, Italia: Ex typographia Laelii a Vulpe 


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.