Basílica-Catedral de São Pedro e Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Basílica-Catedral de S. Pedro & Paulo
Basílica-Catedral de S. Pedro & Paulo em Filadélfia
Arquiteto Napoleon LeBrun
Constantino Brumidi
Início da construção 1846
Fim da construção 1864
Diocese Filadélfia
Bispo John J. McIntyre
Michael J. Fitzgerald
Timothy C. Senior
Daniel E. Thomas (auxiliares)
Arcebispo Charles J. Chaput, OFM, Cap.
Website http://cathedralphila.org/
Geografia
País  Estados Unidos
Cidade Filadélfia, Pensilvânia
Endereço 18th Street & Benjamin Franklin Parkway
Coordenadas 39° 57' 26.23" N 75° 10' 8.18" O

A Basílica-Catedral de São Pedro & Paulo (em inglês: Cathedral Basilica of Saints Peter and Paul) é uma catedral católica romana localizada na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos. É casa da Arquidiocese de Filadélfia. É a maior igreja católica na Pensilvânia e listados sobre o Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos como Catedral de São Pedro e São Paulo.[1] Em 1979, a Catedral foi visitado por João Paulo II, onde ele passou a celebrar uma missa.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Com a sua fachada majestosa, abóboda, altar principal ornamentado, oito capelas laterais e um santuário principal que confortavelmente detém 2.000 adoradores, a Catedral-Basílica de São Pedro e São Paulo é a maior estrutura de arenito e uma das estruturas mais arquitetonicamente eminentes na cidade de Filadélfia. Erguida em 1864, a catedral, apresentado em um estilo romano-coríntia de arquitetura, é modelada após a Igreja de Santo Ambrósio e São Carlos, em Roma. Seu fachada Palladiana e a aqua cúpula de cobre oxidado são ao estilo renascentista italiana, e o interior é espaçoso, com uma abside de grande porte com vitrais e mármores antigos em vermelho em magníficas proporções que lembram igrejas romanas. Foi amplamente decorada por Constantino Brumidi, que também pintou a cúpula do Capitólio, em Washington. Um Baldichino sobre o altar principal e os três altares em cada um dos corredores laterais acentuam esse estilo renascentista italiano. Também nas entranhas do edifício, é o compacto a "Cripta dos Bispos".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. John Byrne. National Register of Historic Places (em inglês). National Register of Historic Places. Página visitada em 16 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Basílica-Catedral de São Pedro e Paulo
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.