Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém.

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré foi erguida em 1852 no mesmo lugar em que foi achada a imagem da Santa pelo Caboclo Plácido na cidade de Belém do Pará, às margens do Igarapé Murucutu, que atualmente não existe mais. Durante o Círio de Nazaré a imagem da Santa sai da Catedral Metropolitana de Belém (Sé) e segue em procissão até a Basílica.

O actual templo, de suntuosos caráter neoclássico e eclético, começou a ser construído em 1909, com a colocação de sua pedra fundamental em 24 de Outubro daquele ano pelo então arcebispo de Belém Dom Santino Maria Coutinho. Na ocasião, o poeta maranhense Euclides Faria apresentou ao público o hino “Vós sois o lírio mimoso”, que se tornou o hino oficial em louvor à Virgem de Nazaré, por lei considerada como “Rainha da Amazônia”, e que os carrilhões da Basílica tocam todos os dias, ainda hoje, às 6h, 12h e 18h.

A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira. Sua história, seu simbolismo e sua importância religiosa exercem uma profunda influência no imaginário religioso paraense. Elevada no dia 31 de maio de 2006 à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, passou a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

A igreja[editar | editar código-fonte]

A Basílica Nossa Senhora de Nazaré é uma das igrejas mais belas de Belém, apresenta o estilo neoclassico e abriga uma grande quantidade de mármore. Hoje, quem vem no segundo domingo de Outubro para o Círio de Nazaré vê milhares de fiéis da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, rezando para a Virgem Puríssima Maria , a mãe da Igreja e de todo o povo. A procissão que começa na Catedral de Belém e acaba na Basílica.

Já que a maioria população de Belém é católica, a procissão é uma das maiores do mundo. Quem vem a Belém e é católico não pode deixar de visitar essa igreja. Hoje a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém.

Em sua fachada, apresenta duas inscrições em latim. A inscrição superior Deiparae Virgini a Nazareth significa "Virgem de Nazaré Mãe de Deus", e a inscrição inferior Salve Regina Mater Misericordiae significa "Salve Rainha Mãe Misericordiosa".

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Informações[editar | editar código-fonte]

O Sambista Dominguinhos do Estácio se casou na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.