Basílica de São Cosme e Damião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Basílica de São Cosme e Damião

A Basílica de São Cosme e Damião (basilica dei Santi Cosma e Damiano) é uma igreja em Roma. Está dedicada a dois irmãos gregos, doutores, mártires e santos, Cosme e Damião e situa-se no Forum de Vespasiano, conhecido como Templo da Paz (Foro della Pace).

Em 527 Teodorico, o Grande, rei dos Ostrogodos e a sua filha Amalasunta doaram a biblioteca do Templo da Paz (Bibliotheca Pacis) e uma parte do Templo de Rómulo (dedicado pelo imperador Magêncio ao seu filho Valerius Romulus) ao Papa Félix IV, que uniu os dois edifícios e criou a basílica dedicada aos dois santos gregos Cosme e Damião, em contraste com o antigo culto pagão aos irmãos Castor e Pólux, que eram adorados num templo situado no Fórum Romano.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Basílica de São Cosme e Damião
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.