Basílica de São Pedro de Castello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Basílica de São Pedro de Castello
Fachada da basílica de São Pedro de Castello
Fachada da basílica de São Pedro de Castello
Local Veneza
Região Veneto
País  Itália
Coordenadas 45° 26′ N 12° 21′ E
Religião Igreja Católica
Diocese Patriarcado de Veneza


Início da construção 1596



A Basílica de São Pedro de Castello (em italiano: Basilica di San Pietro di Castello) é uma basílica na extremidade norte-oriental da cidade de Veneza, no sestiere de Castello, perto do Arsenal. É co-catedral de Veneza, em conjunto com a Basílica de São Marcos.

Fundada no século VII, na ilha de Olivolo, local de um antigo povoado que mais tarde foi integrado na nascente cidade de Veneza, segundo a tradição foi consagrada pelo Bispo de Eraclea como igreja bizantina dedicada aos santos mártires Sérgio e Baco.

Na viragem do século VIII para o século IX Veneza foi o centro de lutas políticas que opunham o Patriarca de Grado, João I (764-804), ao Doge de Veneza Galbaio Maurice (764-787) e seu filho João, no confronto entre o Império Franco e o Império Bizantino.

Foi nesse ponto de colisão em 775 Maurizio Galbaio criou um novo bispado em Olivolo, nomeando Obelário como o primeiro bispo da futura diocese de Castello.

Veneza tornou-se a nova capital do ducado em 812. A catedral foi reconstruída em 841 pelo poderoso bispo Orso Partecipazio, filho e neto dos doges, e dedicar-se-ia a São Pedro Apóstolo.

A este edifício sucederam-se outros, por incêndios que sucessivamente foram destruindo as construções. O edifício actual foi iniciado em 1596.

Obras[editar | editar código-fonte]

A igreja contém obras de Luca Giordano, Tintoretto e Veronese, entre outros.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Basílica de São Pedro de Castello