Igreja de Santa Maria do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santa Maria do Mar
Apresentação
Tipo
igreja
basílica menor (en) ()
Fundação
Diocese
Dedicado
Estilo
Catalan Gothic (en)
Arquiteto
Berenguer de Montagut (en)
Abertura
Religião
Estatuto patrimonial
Bem de Interesse Cultural da Catalunha (d)
Bem de Interesse Cultural ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Website
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Igreja de Santa Maria do Mar

A Igreja de Santa Maria do Mar (em catalão e castelhano: Santa María del Mar) é um templo gótico de Barcelona, Espanha, situada no bairro da Ribera, junto à praça de Fossar de les Moreres. É uma das principais igrejas góticas da Catalunha.

Nesta igreja encontra-se a lápide sepulcral de Pedro de Coimbra, Condestável de Portugal e rei de Aragão por um breve período, entre 1463 e 1466

História[editar | editar código-fonte]

A primeira pedra da igreja foi lançada a 25 de maio de 1329 sobre as fundações de igrejas anteriores pelo rei Afonso IV de Aragão, o Benigno. Tal fato é atestado por uma placa comemorativa localizada numa das fachadas do edifício. Os primeiros mestres da obra foram Berenguer de Montagut (o desenhador principal do edifício) e Ramón Despuig. As paredes, fachada e capelas estavam terminadas por volta de 1350, e as abóbadas do interior foram terminadas em 1383, o que permitiu a dedicação definitiva do templo a 15 de agosto de 1384.

Na construção da igreja foram muito ativos os burgueses, guildas e trabalhadores do bairro da Ribera, que contribuíram com financiamento e também com trabalho gratuito. Assim, a imponente igreja testemunha o florescimento da zona da Ribera ao longo dos séculos XIII e XIV.

Ao longo dos séculos a igreja foi decorada com muitos altares que terminaram destruídos num incêndio em 1939.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Arquitetonicamente, Santa Maria do Mar é uma igreja de três naves de altura quase igual (as laterais são apenas um pouco mais baixas que a central) e sem transepto, unificando o espaço numa igreja-salão típica do gótico catalão. As abóbadas são sustentadas por esbeltas colunas octogonais. Um deambulatório ocupa o lado oeste da igreja.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Página com a história da igreja [1]
  • Panorâmica virtual da igreja em 360 graus [2]
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.