Base Esperanza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Base Esperanza em 2012.

Base Esperanza (Base de Ejército Esperanza) é uma estação de pesquisa da Argentina na Antártica, localizada na Península Antártica. Base de pesquisas Argentina é, juntamente com a base chilena Villa Las Estrellas, os únicos assentamentos permanentes no continente Antártico.

História[editar | editar código-fonte]

A base foi fundada em 17 de dezembro de 1952, pelo capitão Jorge Edgar Leal, estando em funcionamento desde então. Em 28 de fevereiro de 1976 foi inaugurada a capela de São Francisco de Assis, a primeira instalação de culto católico na Antártica, sendo celebrado em 16 de fevereiro de 1978 o primeiro casamento religioso na Antártica - o de Julia Beatriz Susana Buonamio com Carlos Alberto Sugliano. Nesta mesma base aconteceu o primeiro nascimento no continente, o de Emilio Marcos Palma em 7 de janeiro de 1978.[1]

Temperatura[editar | editar código-fonte]

A temperatura média anual é de -5,5 °C, -10,8 °C durante o inverno e 0,2 °C no verão. Os ventos gelados que sopram do centro do continente podem alcançar uma velocidade de 200 km/h.

Referências

  1. The power games that threaten world’s last pristine wilderness (em inglês) Times (13 de novembro de 2007). Página visitada em 17 de agosto de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Base Esperanza