Base Naval de Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Base Naval de Natal é uma organização militar subordinada ao 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Tem como propósito contribuir para o funcionamento e operação das Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, estacionados ou em trânsito na sua área de atuação. A Esquadra brasileira não pode prescindir da localização inteligente de pontos de apoio, onde os navios se reabasteçam de munições e combustíveis e possam realizar reparos.

A Base possui um Dique Flutuante (Cidade de Natal) com 118 metros de comprimento e 23 de largura capaz de docar navios com até 20.000 toneladas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 7 de julho de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a margem direita do rio Potengi, era iniciada a preparação do terreno para a edificação do prédio do Comando da Base Naval de Natal. A Base prestou apoio aos navios brasileiros e aliados que operavam no Atlântico Sul durante aquele conflito.

Desde sua criação, a Base Naval de Natal vem contribuindo de maneira exemplar para a operação dos meios navais estacionados no Distrito Naval ou em trânsito na área:

  • Prover facilidades de estacionamento, docagem ou encalhe aos navios da MB estacionados ou em trânsito, de acordo com as respectivas capacidades;
  • Prover serviços de manutenção e reparo, a nível de 2º e 3º escalões para os navios estacionados ou em trânsito, compatíveis com as suas disponibilidades;
  • Prover apoio de rancho, de adestramento, de alojamento e de transporte terrestre para o seu pessoal e das OM apoiadas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Marinha do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.