Base de Aviação de Taubaté

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Base de Aviação de Taubaté
Um gran.jpg
sede da Base de Aviação de Taubaté
Estado  São Paulo
Sigla BAvT
Criação 1989
Comando
Comandante Ten Cel Borges
Sede
Endereço Estrada dos Remédios, 2135 - Itaim

A Base de Aviação de Taubaté (BAvT) é a sede da Aviação do Exército e encontra-se na cidade de Taubaté, abrigando a maior parte das Organizações Militares da Aviação do Exército. Foi criada em 28 de novembro de 1989 e efetivada a partir de 10 de fevereiro de 1994. O Complexo Aeronáutico da Base está instalado em uma área de 264 hectares, abrigando os pavilhões do QG do Comando de Aviação do Exército (Cmdo Av Ex) e da administração da Base de Aviação de Taubaté (BAvT) e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

Possui três hangares, sendo um para o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), outro para o 1º Batalhão de Aviação do Exército e o outro para o e Batalhões de Aviação do Exército; torre de controle de tráfego aéreo; pátio de estacionamento de aeronaves e heliponto, além da pista de pouso de uso civil e militar de 1.500 metros de comprimento, que permite o pouso de aviões de grande porte.

História[editar | editar código-fonte]

Buscando a modernização e a adequação da Força ao cenário mundial, na década de 80, o Estado-Maior do Exército iniciou os estudos doutrinários do emprego de aeronaves de asas rotativas em proveito das forças de superfície. Esses estudos culminaram com a criação da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) e do 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx) em 1986. Fisicamente, a Aviação passou a tomar forma com a instalação do 1° BAvEx na cidade de Taubaté em janeiro de 1988.

Vista aérea da Base de Aviação de Taubaté 1996.

Após a implantação da estrutura inicial da Aviação do Exército e com o crescimento e expansão de suas atividades, o Exército Brasileiro sentiu a necessidade de criar uma Organização Militar capaz de fornecer o apoio administrativo necessário ao pleno desenvolvimento operacional de suas Unidades Aéreas localizadas em Taubaté. Criada em 28 de novembro de 1989, por meio da Portaria Ministerial n° 057, dessa data, a Base de Aviação de Taubaté constitui-se em Unidade ímpar do Exército Brasileiro, quer por suas peculiaridades estruturais, quer pela diversidade de missões que cumpre, destacando-se o pagamento do pessoal, a alimentação, a aquisição de bens e serviços, a prestação de serviços médico-odontológicos, a manutenção de bens imóveis, a segurança do aquartelamento e vilas militares, o controle patrimonial, a manutenção de viaturas, o tratamento de efluentes e a administração do aeródromo dentre outras. O comandante da Base de Aviação de Taubaté é o ordenador de despesas de todas as sete Organizações Militares da Aviação do Exército situadas em Taubaté.

Apesar da diversidade de atribuições, do desafio de ser uma unidade pioneira da recriação da Aviação do Exército e única no âmbito do Exército Brasileiro, a Base de Aviação de Taubaté vem estabelecendo sua identidade própria e cumprindo fielmente sua mais importante missão: permitir que as Unidades Aéreas da Aviação do Exército possam se voltar integralmente ao emprego operacional, livres dos pesados encargos da administração.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Exército Brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.