Basiliscus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaBasiliscus
Basiliscus vittatus

Basiliscus vittatus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Corytophanidae
Género: Basiliscus
Laurenti, 1768
Espécies

Basiliscus é um gênero dos lagartos da família Corytophanidae popularmente conhecidos como basiliscos. Possuem a capacidade de andar sobre a água.[1]

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Seu comprimento é de aproximadamente 70 a 75 cm. O seu peso é de aproximadamente 90 gramas. Seu crescimento é constante, rápido quando são novos e não-linear para basiliscos maduros. Suas longas saliências semelhantes a cristas reforçadas em três pontos distintos (cabeça, parte traseira, e cauda) conferem a impressão das criaturas pré-históricas tais como dimetrodonte e espinossauro. Sua pele muda por partes.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Eles são geralmente encontrados na América Latina, em qualquer lugar onde haja um corpo de água (geralmente da parte central do México até o Equador). Embora fosse introduzido recentemente na Flórida onde se adaptou aos invernos mais frios cavando na serrapilheira para obter mais calor. Há relatos atuais de avistamento do basilisco na costa do leste do estado da Flórida, onde pequenos grupos atravessaram a bifurcação norte do rio de Santa Lúcia.

Classificação[editar | editar código-fonte]

O gênero Basiliscus possui as seguintes espécies:

Referências

  1. How "Jesus Lizards" Walk on Water (em inglês). National Geographic (16 de novembro de 2004). Página visitada em 7 de outubro de 2011. "The Jesus lizards, or basilisk lisards, accomplish the seemingly miraculous act of moving on top of water by generating forces with their feet that keep their bodies both above the surface and upright, according to Shi-Tong Tonia Hsieh."


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies