Bass Rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bass Rock
Bass Rock está localizado em: Escócia
Bass Rock
Localização da ilha na Escócia
56° 4' 31" N 2° 38' 23" O
Geografia física
País Escócia
Localização East Lothian
Arquipélago Ilhas do Forth
Área 3 hectares  km²
Geografia humana
População 0 (2013)
Bass Rock, from Tantallon Castle.jpg
Bass Rock vista do Castelo Tantallon

Bass Rock, ou simplesmente The Bass,[1] /ˈbæs/, é uma ilha na parte externa do Estuário do rio Forth, no leste da Escócia. Fica a cerca de 2 quilômetros no mar, e a 5 quilômetros a nordeste de North Berwick. É uma rocha vulcânica íngreme, 107 metros em seu ponto mais alto, e é o lar de uma grande colônia de gansos. A rocha está atualmente desabitada, mas historicamente tem sido resolvido por um eremita cristão primitivo, e mais tarde foi o local de um castelo importante, que foi, depois da Comunidade, utilizada como prisão. A ilha estava em posse da família Lauder por quase seis séculos, e agora pertence a Sir Hew Fleetwood Hamilton-Dalrymple. O Farol de Bass Rock foi construído sobre a rocha, em 1902, e os restos de uma capela estão localizados lá. Os recursos de Bass Rock estão em inúmeras obras de ficção, incluindo Catriona de Robert Louis Stevenson e The Lion is Rampant pelo romancista contemporâneo escocês Ross Laidlaw.

Geografia e geologia[editar | editar código-fonte]

A ilha é um neck vulcânico de rocha fonolítica traquito da era Carbonífera.[2] A rocha foi reconhecida pela primeira vez como uma intrusão ígnea por James Hutton, enquanto Hugh Miller visitou em 1847 e escreveu sobre a geologia de Rock, em seu livro de Edinburgh and its Neighbourhood, Geological and Historical: with The Geology of the Bass Rock.[3]

Bass Rock de North Berwick
Bass Rock em relação a North Berwick, de North Berwick Law
Craigleith com Bass Rock atrás 

Bass Rock fica a mais de 100 metros de altura na Zona Especial de Proteção das Ilhas de Firth of Forth, que cobre algumas, mas não todas as ilhas do interior e exterior de Firth. The Rock Bass é um Local de Interesse Especial Científico em seu próprio direito, devido à sua colônia de aves. Às vezes é chamado de "a Ailsa Craig do Oriente".[4] [5] Trata-se de uma forma geológica semelhante à vizinha North Berwick Law, uma colina no continente.[3] Há um par de formações vulcânicas relacionadas perto de Edimburgo, nomeadas Arthur's Seat e Castle Rock.

Grande parte da ilha é cercada por penhascos íngremes e rochas, com uma inclinação para o sul a sudoeste, que se inclina em um ângulo agudo.

The Bass não ocupa o horizonte do Firth tanto quanto seu equivalente em Clyde, Ailsa Craig, mas ela pode ser vista de grande parte do sul e do leste de Fife, mais de East Lothian, e os pontos altos de Lothians e Borders, tais como Arthur's Seat, e o Lammermuir.

Referências

  1. M'Crie, Miller, Anderson, Fleming & Balfour (1847). The Bass Rock. Edimburgo
  2. Read, W. A. et al. (2002) Carboniferous, página 294 em Trewin, N. H. (2002) The Geology of Scotland, 4ª edição, Londres, The Geological Society.
  3. a b Bass Rock (em inglês) Gazetteer for Scotland. Visitado em 04 de outubro de 2013.
  4. The Bass Rock (em inglês) History of Leith. Visitado em 04 de outubro de 2013.
  5. Islands in the Firth of Forth (em inglês) Scotland from the Roadside. Visitado em 04 de outubro de 2013.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The History of Scotland, por Patrick Fraser Tytler, Edimburgo, 1866, vol.III, pps:187 -190.)
  • The Bass - Early notices por John J. Reid, em Proceedings of the Society of Antiquaries of Scotland, 1885.
  • Calendar of Documents relating to Scotland 1357 - 1509, editado por Joseph Bain, F.S.A.,(Scot), Edimburgo, 1888, vol. iv, número 942, 3 de fevereiro de 1424.
  • The Bass Rock and its Story por Louis A. Barbé, Glasgow & Edimburgo: William Hodge & Co, 1904.
  • North Berwick, Gullane, Aberlady and East Linton District, por R.P.Phillimore, North Berwick, 1913, p. 40.
  • The Berwick and Lothian Coasts by Ian C. Hannah, Londres & Leipzig, 1913.
  • The Bass Rock in History in Transactions of the East Lothian Antiquarian & Field Naturalists' Society, 1948, vol.5, p. 55.
  • The Lauders of The Bass by G.M.S.Lauder-Frost, F.S.A.,(Scot), em East Lothian Life, Autumn 1996, número 22, ISSN 1361-7818

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bass Rock
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.