Basset fulvo da Bretanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Basset fulvo de Bretanha
Nome original Basset fauve de Bretagne
País de origem  França
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 6
Seção 1 - Sabujos farejadores e raças assemelhadas - farejadores de pequeno porte
Estalão ##36 25 de março de 2003

A basset fulvo de Bretanha[Nota] (em francês: Basset fauve de Bretagne) é uma raça de cão de caça originária dos cruzamentos entre cães franceses e britânicos. Desenvolvidos na França, têm como antecessores o griffon fulvo da Bretanha e o basset griffon da Vendeia.[1] De temperamento classificado como lutador e resistente, teimoso e vigoroso, estes cães não são fáceis de serem adestrados e podem chegar a medir 38 cm e pesar 18 kg, medidas comuns aos basset.[2] Sua pelagem, que requer cuidados esporádicos e varia nas cores vermelha e fulva. Entre suas principais características físicas, estão suas orelhas grossas. que ficam abaixo do nível de seus olhos.[1]

Não há, aparentemente, um inquérito de saúde completo para estes bassets. Em 2004, um fora realizado pelo Kennel Club britânico, mas com um pequeno tamanho da amostra, focados na longevidade dos exemplares.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Fogle (2009), pág 109
  2. Le Basset Fauve de Bretagne (em francês). Club du Fauve de Bretagne. Página visitada em 23 de abril de 2011.
  3. Summary results of the Purebred Dog Health Survey for the Basset Fauve de Bretagne breed (PDF) (em inglês). UK Kennel Club. Página visitada em 23 de abril de 2011.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Basset fulvo da Bretanha
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.