Bastard Operator From Hell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bastard Operator From Hell (BOFH, algo como Operador Bastardo do Inferno, numa tradução livre), é um personagem fictício criado por Simon Travaglia. O BOFH é um administrador de redes que extravasa sua raiva sobre os usuários (frequentemente citados como lusers, ou seja, uma mistura de user e loser, "usuário" e "perdedor"), seus colegas, chefes e qualquer pessoa que tenha a má sorte de cruzar o seu caminho.

As histórias do BOFH começaram a ser postadas por Travaglia em 1992 na Usenet. Foram publicadas semanalmente entre 1995 e 1999 na Network Week, e a partir de 2000, no The Register, quase toda semana. Também foram publicadas por um curto período na revista PC Plus, e foram reunidas em vários livros.

Por analogia, o nome costuma ser usado em referência a qualquer administrador de redes que exiba (ou que admire) as "qualidades" do original. A expressão tornou-se bastante comum no internetês.

Nas histórias, o PFY (Pimply-Faced Youth ou "Jovem de Cara Espinhosa") é o assistente do BOFH; o nome também popularizou-se para designar trainees de administradores de rede.

Obras[editar | editar código-fonte]

Canção[editar | editar código-fonte]

  • Há até uma canção gravada em 2006 pelo UK's Unix & Open Systems User Group.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.