Bastille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Bastille
Bastille no evento Coachella em 2014
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock
Indie rock
Indie pop
Synthpop
Rock alternativo
Período em atividade 2010 - atualmente
Gravadora(s) EMI Records
(2010-2012)
Universal Music(2012-presente)
Virgin Records(2010-presente)
Afiliação(ões) Annie Oakley Hanging
To Kill a King
Influência(s) Taking Back Sunday
Página oficial Site Oficial
Integrantes Dan Smith
Chris 'Woody' Wood
Kyle Simmons
Will Farquarson

Bastille (estilizado como BΔSTILLE) é uma banda de indie rock Inglesa formada em Londres, em 2010. Iniciou-se com um projeto solo do cantor e compositor Dan Smith, que decidiu, mais tarde, formar uma banda. O quarteto é composto por Daniel Smith, Chris "Woody" Wood, William Farquarson e Kyle Simmons. O nome da banda deriva do Dia da Bastilha - um evento histórico celebrado no aniversário de Daniel Smith, 14 de julho.

Em dezembro de 2010, a EMI Music anunciou que tinha oferecido um contrato de gravação à banda com a Virgin Records. O seu single de estréia, "Overjoyed", foi posteriormente lançado em abril de 2012. O seu segundo single, "Bad Blood", faz também parte do primeiro álbum de estúdio da banda , lançado em agosto de 2012, e alcançou um sucesso moderado no Reino Unido, chegando ao número noventa. A terceira faixa de Bad Blood (album), intitulado "Flaws", tornou-se o primeiro do grupo a entrar nas tabelas de Top 40, estreando no número vinte e um.

Em fevereiro de 2013, antes do lançamento de seu álbum de estréia, quarto single, "Pompeii", chegando ao número dois no Reino Unido. O seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Bad Blood, foi lançado em março de 2013 e estreou no topo da UK Albums Chart.

A banda foi nomeada a quatro Brit Awards na cerimônia de 2014, incluindo British Breakthrough Act, British Group, British Single of The Year e British Album of The Year, tendo vencido na categoria British Breakthrough Act. Desde fevereiro de 2014, Bastille vendeu mais de 2.7 milhões de álbuns no Reino Unido.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente a banda era composta por dois outros músicos no violino e violoncelo que saíram da banda porque estavam em busca de algo mais profissional. Smith, Wood, Farquarson e Simmons tocavam juntos antes da banda ter sido iniciada, mas todas as suas primeiras canções foram escritas e gravadas por Smith.

Bastille estreou em junho de 2010 com a sua edição limitada de 7 "/ 45 rpm único com as duas faixas de "Flaws" e "Icarus". Lançado através da gravadora independente com sede em Londres, 'Young & Lost Club', apenas 300 cópias foram publicadas. Este seguiu-se o lançamento do EP "Laura Palmer" mais tarde, em 2011. Depois de estrear mais faixas on-line através de sites como YouTube e MySpace, a banda recebeu grande atenção da mídia e fãs. O grupo posteriormente garantiu a presença em pequenos eventos, e mais tarde compareceu em importantes festivais do Reino Unido, incluindo Festival de Glastonbury, o Isle of Wight Festival e Blissfields. Sua música também tem sido usada em grande parte na novela Hollyoaks, Made In Chelsea e The Vampire Diaries, continuando a maioria das suas faixas do álbum Bad Blood a serem utilizadas em 2013.


A banda também gravou e lançou online uma mixtape titulada "Other People's Heartache" dividida em duas partes com diversos covers feitos pela banda, de musicas como "Titanium", de David Guetta, "No Scrubs (No Angels)", de TLC, e Dreams de Fleetwood Mac.

Bad Blood and All This Bad Blood (2012–atualmente)[editar | editar código-fonte]

Em 27 de abril de 2012, o lançamento do primeiro single oficial "Overjoyed", foi através da gravadora Virgin Records, como confirmado pela EMI em 1 de maio de 2012.

O segundo single a ser lançado do primeiro álbum de estúdio, Bad Blood, foi a faixa de mesmo nome, "Bad Blood". Um vídeo de acompanhamento para o single foi lançado no canal oficial da banda no YouTube em 29 de junho de 2012, e digitalmente pela Virgin Records, em 20 de Agosto de 2012. Bastille foi nomeada 'Nova banda do dia', pelo jornal britânico The Guardian em julho de 2012. A canção alcançou moderadamente a posição 90 nas paradas musicais no Reino Unido, e selou a entrada do grupo na lista. Em agosto de 2012 a banda participou do festival britânico Reading And Leads Festival e como banda de abertura para a cantora e compositora Emeli Sandé.

Mais tarde, em outubro de 2012, fizeram uma pequena turnê titulada "Flaws Tour" com a banda Swiss Lips como ato de abertura. O terceiro single, um relançamento do primeiro vinil 7, "Flaws", foi um sucesso comercial, garantindo ao grupo a primeira posição nas paradas UK Top 40, na vigésima primeira colocação. A música "Oblivion" fez parte da playlist da série The Vampire Diaries, no nono episódio da quarta temporada, em dezembro de 2012. Em fevereiro de 2013, Bastille confirmou o lançamento do quarto single do álbum Bad Blood, " Pompeii". A canção recebeu ótimas críticas positivas, alcançando a segunda colocação no Reino Unido e a quinta nas paradas americanas. O álbum de estréia Bad Blood foi lançado em 4 de março de 2013, e alcançou a primeira colocação na lista de álbuns no Reino Unido. Em 11 de março, Bastille foi anunciada como atração no Reading and Leads festival, que aconteceu em agosto de 2013. Em uma entrevista com a Digital Spy, em março de 2013, o vocalista da banda, Dan Smith, anunciou que "Laura Palmer" seria o quinto single do álbum a ser lançado.

O grupo atuou como ato de abertura para a banda de rock inglês Muse em sua turnê The 2nd Law Tour em maio de 2013 e novamente em junho de 2013. Em maio de 2013, Bastille divulgou o EP Haunt nos estados unidos através do ITunes. Em 6 de julho a banda foi a principal atração de abertura no festival musicas em Blissfields. Smith comenta, "nós estamos extremamente animados para abrir o festival. Particularmente porque nós amamos Blissfields, e porque eles tem nos apoiado bastante nos últimos dois anos."

A apresentação coincidiu com a primeira aparição da banda em uma publicação musical nacional, na Notion magazine. Em 24 de agosto, "Things We Lost in the Fire", foi lançada como sexto single do algum de estréia da banda. Um clipe musical para a música foi gravado em Vilnius e Kèdainiai, Lithuania. Em 3 de setembro de 2013, Bastille lançou seu álbum "Bad Blood" nós estados unidos através do ITunes.

Em 9 de outubro de 2013, Bastille lançou um novo single, "[[Of the Night[[", um mash-up das musicas "The Rhythm of the Night" de Corona e "[[Rhythm Is A Dancer]" de SNAP!. O single atingiu a segunda colocação nas paradas britânicas. A música estava promovendo All This Bad Blood, uma reedição do álbum de estréia da banda, lançado em 25 de novembro de 2013.

Em janeiro de 2014, Will Farquarson contou em uma entrevista com a Billboard Magazine que a banda já havia começado a gravar um segundo álbum. A banda se apresentou no programa Saturday Night Live em 25 de janeiro de 2014. Em fevereiro de 2014, Bastille ganhou o Brit Awards por Best Breakthrough Act e apresentou uma versão remixada de "Pompeii" juntamente com o grupo musical Rudimental e sua música "Waiting All Night" na cerimônia. Duas horas depois da aparição, as vendas do álbum Bad Blood subiram para 132% dando a eles mais uma semana na primeira posição das paradas musicais britânicas. E "Pompeii" havia subido 29 posições. Em 1 de abril de 2014, a Official Charts Company anunciou que Bad Blood havia sido o álbum digital de maior venda em 2013. Também em abril de 2014, a banda de apresentou no Coachella Valley Music And Arts Festival No Empire Polo Club em Indio, na Califórnia. Em 31 de maio de 2014, a banda fez parte do Annual KROQ Weenie Roast em Irvine, Califórnia, se apresentando juntamente com bandas como The Neighbourhood e Fall Out Boy. Em 13 de julho de 2014, Bastille tocou no T In the Park. Posteriormente foi anunciado a participação da banda no Lollapalooza que ocorrerá no Brasil em 2015.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Elementos da banda[editar | editar código-fonte]

  • Daniel Campbell Smith (nascido em 14 de julho de 1986) - vocais, piano, percussão, compositor, produtor.
  • Kyle Jonathan Simmons (nascido em 05 de fevereiro de 1988) - teclados, percussão, baixo, apoio vocal.
  • William Farquarson (nascido em 22 de setembro de 1983) - baixo, teclados, violão, apoio vocal.
  • Chris " Woody " Wood ( nasceu 06 de julho de 1985) - bateria, apoio vocal.

Pessoal adicional[editar | editar código-fonte]

  • Polly Comber (Black Fox Management) – Empresário
  • Josh Smith (Black Fox Management) – Empresário
  • Paul "Coop" Cooper – Engenheiro de Shows
  • Jamie Thompson – Designer de Iluminação
  • Tom Middleton – Filmografia
  • Martin McAndrew – Operador de Palco
  • Ben Kingman – Engenheiro de Monitores
  • Will Dart – Engenheiro de Iluminação
  • Dick Meredith – Gerente de Shows
  • Gregory Nolan – Fotógrafo de Shows
  • Mark Crew – Produtor
  • Joel Stanley – Gerente de Produção

    Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.