Bataclan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde novembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Bataclan.

O Bataclan é uma sala de espetáculos no 11º arrondissement de Paris.

Foi construído em 1864 pelo arquiteto Charles Duval. O seu nome refere-se a Ba-Ta-Clan, uma opereta de Jacques Offenbach.

História[editar | editar código-fonte]

O Bataclan originou-se como um grande café-concerto no estilo Chinoiserie, inspirado na arquitetura chinesa, com o café e teatro no térreo, e um grande salão de dança no nível do primeiro andar. Ele vestiu a vaudevilles de Scribe, Bayard, Mélesville e Dumersan, bem como dar concertos.

A instituição liderada por Monsieur Paris abriu as suas portas no dia 3 de fevereiro 1865. Foi comprada pela Paulus Singler em 1892. No decurso dos anos seguintes, o prédio viu boa e má sorte igual, devido às várias mudanças de proprietário, com a nova moda depois de 1910, graças a uma recuperação do auditório e um programa dedicado exclusivamente para revistas, principalmente colocá-las la por José de Berys. Foi aqui que Maurice Chevalier viu seu primeiro sucesso e, embriagado por ele, a trupe visitou Bataclan de grandes shows no exterior para América do Sul, que se mostrou financeiramente desastrosa.

Em 1926, o auditório era vendido e transformado em um cinema, apenas para ser a vítima de um incêndio em 1933. O edifício original foi parcialmente destruído em 1950 para ajustá-lo a novas medidas de segurança em vigor. Em 1969, o cinema foi fechado e o auditório voltou a ser um Salle "de espetáculo".

O Bataclan é conhecido hoje por um programa bastante eclético de eventos, incluindo shows de rock e pop, espetáculos, stand-up comedy, discotecas e café-teatro. Em 2006 sua fachada foi pintada nas suas, há muito perdidas, cores originais, embora seu telhado pagode original não exista mais.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bataclan