Batalhão de Polícia de Choque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalhão de Polícia de Choque
Bpchq.PNG
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação Comando de Policiamento Especializado
Sigla BPChq
Criação 1977
Aniversários 2 de fevereiro
Sede
Sede Rio de Janeiro
Bairro Estácio
Endereço Rua Salvador de Sá, s/nº
Batalhão de Policiamento de Choque - BPCHq

O Batalhão de Polícia de Choque - BPChq é uma organização policial-militar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo sua única unidade voltada para o controle de distúrbios civis em áreas abertas e fechadas, entre outras atividades diferentes das exercidas no início de sua criação, como por exemplo, as forças tático-móveis.

Subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), sua sede situa-se no Regimento Marechal Caetano de Farias, um dos quartéis mais antigos da corporação, no bairro do Estácio na área central da cidade do Rio de Janeiro, e tem como área de policiamento todo o estado do Rio de Janeiro.

Possui dentro de sua organização outras unidades especializadas como o Grupamento Tático de Motociclistas (GTM), o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), e as Rondas Ostensivas Coronel Nazareth Cerqueira (RONaC).

Em 2006, o Batalhão de Polícia de Choque ofereceu seu primeiro curso de especialização nessa área, tendo a primeira turma sido formada por cadetes da Academia de Polícia Militar Dom João VI. Estuda-se agora a criação de um novo curso: Curso de Operações de Choque, com maior duração, que estaria disposto a formar policiais não só na área de Controle de Distúrbios Civis, mas em todas as atividades desempenhadas hoje pelo batalhão, ensinando inclusive técnicas anti-bombas aos cursandos.

O batalhão ministrou seu primeiro Curso de Operações de Choque (COChq)em 2008, curso esse com duração de três meses, e no ano de 2009 o Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC), com duração de dois meses, o primeiro aberto para toda corporação. Além destes cursos, o BPChq ministra, atualmente, o Curso de Táticas de Patrulhamento Urbano (CTPU).


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]