Batalha das Planícies de Abraão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Batalha das planícies de Abraão
Guerra dos Sete Anos
Guerra Franco-Indígena
Benjamin West 005.jpg
A morte do General Wolfe por Benjamin West. Óleo em canvas, 1770.
Data 13 de Setembro de 1759
Local Cidade de Quebec
Desfecho Decisiva vitória britânica
Combatentes
Reino UnidoReino da Grã-Bretanha Flag of Royalist France.svg Reino da França
Comandantes
James Wolfe Louis-Joseph, Marquês de Montcalm
Forças
4.800 soldados 4.000 soldados
300 membros de milícia
Baixas
658 mortos ou feridos 644 motos ou feridos

A Batalha das Planícies de Abraão foi uma batalha fundamental no cenário norte-americano da Guerra dos Sete Anos. O confronto, que teve início em 13 de setembro de 1759, foi travado entre Exército e Marinha britânicos e o Exército Francês, em um platô localizado próximo aos muros da cidade de Quebec. O combate envolveu menos de 10.000 tropas entre os dois lados, mas provou ter sido um momento decisivo no conflito entre França e Grã-Bretanha na Guerra Franco-Indígena pelo destino da Nova França, influenciando mais tarde na criação do Canadá.

A batalha em si, que durou menos de uma hora, foi o clímax do cerco britânico à cidade, que já durava três meses. O comandante das tropas britânicas, o general James Wolfe, quebrou com sucesso a formação de coluna das tropas francesas e da milícia da Nova França, sob o comando do Marquês de Montcalm. Ambos os generais foram mortalmente feridos durante a batalha; Wolfe morreu ainda no campo e Montcalm faleceu na manhã seguinte.

Ulteriormente ao término da batalha, as forças militares francesas que sobraram e o resto da América do Norte ficaram sobre crescente pressão das forças britânicas. No intervalo de quatro anos, o controle francês do que teria sido o Canadá oriental seria cedido totalmente à Grã-Bretanha.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batalha das Planícies de Abraão