Batalha de Anegawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em 1564, Nobunaga Oda, que recentemente teve sua jovem irmã Oichi casada com um guerreiro do Clã Azai, chamado Nagamasa Azai, pensou que só porque ele se casou com sua irmã, o Clã Asakura tinham que obedecer as ordens de Nobunaga, mas Yoshikage Asakura, líder do Clã Asakura se negou, foi então que Nobunaga deciciu fazer um ataque a ilha de Õmi, onde vivia o Clã Asakura, deixando Nagamasa entre viver junto de sua amada e trair seu clã, ou defender seu clã e nunca mais ver sua amada. Nagamasa escolheu seu clã, mas Oichi decidiu então se juntar à Nagamasa e trair seu irmão, deixando Nobunaga muito irritado, querendo matar ela e todos do Clã Asakura. Esta batalha ficou sendo chamada de Batalha de Anegawa.

Nobunaga Oda, junto de seus maiores capitães, como Hideyoshi Toyotomi, Akechi Mitsuhide, Katsuie Shibata, Magoichi Saika, Ieyasu Tokugawa, e seus dois leais ganerais, Tadakatsu Honda com sua filha Ina e Hanzo Hattori.

Nobunaga primeiro, investiu as tropas de Ieyasu ao Castelo Yokoyama, onde Yoshikage estava abrigado, mas Yoshikage, com muito medo fugiu da batalha, indo para o Castelo de Odani, deixando Nagamasa em má situação. Mesmo em desvantagem, Nagamasa arrumou uma estratégia capaz de vencer Oda. Moveu Oichi e quase toda a sua tropa ao Yokoyama, enquanto ele ia ao lugar onde Nobunaga estava, lá ele derrotou Mitsuhide e Katsuie, chegando cara a cara com Nobunaga. Nobunaga mesmo com poucas tropas (pois a maioria tinha ido ao Castelo Yokoyama), conseguiu derrotar Nagamasa facilmente, pois este estava cansado de batalhas anteriores (tais como Mitsuhide e Katsuie). Nagamasa também fugiu para Odani.

Assim que Magoichi, Toyotomi, Ieyasu, venceram Oichi e suas tropas, avisaram Nobunaga, mas ele ficou com remorso de matar sua jovem irmã e a deixou fugir também para Odani, avisando que iria até lá dizimar tudo e todos.