Batalha de Escópia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha de Escópia (Skopje)
Conquista bizantina da Bulgária
(Guerras bizantino-búlgaras)
Data 1004
Local Escópia, na atual Macedônia do Norte
Coordenadas 42° N 21° 26' E
Desfecho Vitória bizantina
Beligerantes
  Império Búlgaro Império Bizantino
Comandantes
  Samuel da Bulgária Império Bizantino imperador Basílio II Bulgaróctono
Escópia está localizado em: Macedônia do Norte
Escópia
Localização de Escópia no que é hoje a Macedônia do Norte

A Batalha de Escópia (Skopje) foi travada entre as forças bizantinas e búlgaras na vizinhança da cidade de Escópia em 1004 e terminou com a vitória dos bizantinos, liderados pelo imperador Basílio II Bulgaróctono.

Origens do conflito[editar | editar código-fonte]

Em 1003, Basílio iniciou sua campanha contra o Primeiro Império Búlgaro e, depois de oito meses de cerco, conseguiu conquistar a importante cidade de Vidin, no noroeste do território inimigo. O contra-ataque búlgaro, na direção oposta, de Odrin, não conseguiu desviar a atenção do imperador que, depois da vitória, marchou para o sul em direção do vale da Morávia destruindo todos os castelos búlgaros que encontrou no caminho. Finalmente, Basílio II alcançou os subúrbios de Escópia e soube que havia um exército búlgaro muito próximo, do outro lado do rio Vardar.

Samuel da Bulgária contava com a proteção do rio e não tomou nenhuma precaução mais séria para assegurar o acampamento. Estranhamente, as circunstâncias eram as mesmas da Batalha de Esperqueu sete anos antes, assim como o cenário da batalha. Os bizantinos conseguiram encontrar um vau, cruzaram o rio e atacaram os desprevenidos búlgaros durante a noite. Incapazes de resistir de forma efetiva, eles logo recuaram deixando o acampamento e a a tenda real de Samuel para os bizantinos.

Porém, os vitoriosos bizantinos não conseguiram se aproveitar da vitória. Eles saquearam a região, marcharam para leste e cercaram Pernik, que terminou em desastre e acabou por forçar a retirada de Basílio.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Йордан Андреев, Милчо Лалков, Българските ханове и царе, Велико Търново, 1996. (em búlgaro)