Batalha de Ia Drang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de la Drang
Guerra do Vietnã
Battle of Ia Drang Valley.jpg
Um helicópetero UH-1 Huey desembarcando tropas no vale.
Data 1418 de novembro de 1965
Local Vale de Ia Drang, Vietnã do Sul
Resultado Ambos os lados declararam-se vitoriosos
Combatentes
Vietnã do Norte Vietnã do Norte
FNL Flag.svg Viet Cong
 Estados Unidos
Vietnã do Sul Vietnã do Sul
Comandantes
Vietnã do Norte Nguyễn Hữu An Estados Unidos Thomas W. Brown
Estados Unidos Harold G. Moore
Estados Unidos Robert McDade
Forças
5 batalhões de infantaria 3 batalhões de cavalaria
Baixas
Estimativas vietnamitas: 554 mortos e 669 feridos1
Estimativa americana:
1 519 mortos2
304 mortos, 524 feridos2
O 1º Batalhão da Cavalaria desembarcando de seus helicópteros no vale.

Batalha de la Drang foi a primeira grande batalha travada entre o Exército dos Estados Unidos e o Exército do Povo do Vietnã (mais precisamente o primeiro combate travado pelos norte-americanos contra o exército do Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã).

A batalha aconteceu em duas partes em 14 e 18 de novembro de 1965, em duas zonas de desembarque (LZs) ao noroeste de Plei Me nas serras do Vietnã do Sul (aproximadamente a 56 km a sudoeste de Pleiku). O nome da batalha deriva do rio Drang que passa pelo vale a nordeste de Plei Me, onde os principais combates ocorreram. "Ia" significa "rio" na língua montagnard.

Os americanos dispunham de dois batalhões do 7º Regimento de Cavalaria e do 5º Regimento de Cavalaria do Exército. Os vietnamitas tinham cinco batalhões do Exército na região, além da ajuda vinda dos guerrilheiros Viet Congs. Os americanos por muitas das vezes tiveram de lançar seus bombardeiros, caças e helicópteros muito próximo de onde os combates aconteciam. Ambos os lados sofreram pesadas baixas e clamaram vitória sobre o outro. Os americanos perderam 234 soldados que morreram em combate e outros 242 ficaram feridos; em 17 de novembro os americanos sofreram várias emboscadas e investidas do inimigo que resultou num dos combates mais sangrentos do conflito, que matou 155 soldados e deixou outros 126 feridos.

A batalha foi descrita no aclamado livro We Were Soldiers Once... And Young escrito por Harold G. Moore e Joseph L. Galloway. Em 2002, o cineasta Randall Wallace mostrou a primeira parte da batalha no filme We Were Soldiers que estrelou os atores Mel Gibson e Barry Pepper nos papéis de Moore e Galloway, respectivamente.

Referências

  1. Viện Lịch sử quân sự, Tóm tắt các chiến dịch trong kháng chiến chống Mỹ cứu nước 1954-1975, NXB QĐND, 2003
  2. a b Smedberg, M (2008), Vietnamkrigen: 1880–1980. Historiska Media, p. 138