Batalha de Little Bighorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de Litle Bighorn
Guerra de Black Hills
Custer Massacre At Big Horn, Montana June 25 1876.jpg
Massacre de Custer em Big Horn, Montana —
25 de junho de 1876
, artista desconhecido
Data 25 de junho de 1876
Local Perto do rio Little Bighorn, Condado de Big Horn, Montana
Resultado Vitória indígena
Combatentes
Lakota,
Cheyennes do norte,
Arapaho
Estados Unidos Estados Unidos da América
Forças
entre 950 e 1200 guerreiros 31 oficiais,
566 cavaleiros,
15 civis armados,
~35-40 guias indígenas
Baixas
pelo menos 60 mortos,
~168 feridos (segundo Touro Sentado e Cavalo Vermelho).[1] +200 mortos segundo o LBH battlefield (2006).[2]
~268 mortos (16 oficiais, 242 cavaleiros, 10 civis/guias),
~55 feridos

A batalha de Little Bighorn aconteceu em 25 de junho de 1876, no ano do Centenário da Independência dos Estados Unidos da América, nas proximidades do rio Little Bighorn (afluente do Bighorn, por sua vez um afluente do Yellowstone), no estado de Montana. Ela opôs o sétimo regimento de cavalaria do exército dos Estados Unidos da América do famoso General Custer a uma coalizão de Cheyennes e de Sioux, unidos sob a influência dos também famosos líderes indígenas Touro Sentado (Sitting Bull) e Cavalo Louco (Crazy Horse).

A batalha foi o mais famoso incidente das Guerras indígenas nos Estados Unidos e resultou na vitória dos Lakotas e dos Cheyennes do Norte, que aniquilaram um destacamento da cavalaria estadunidense comandado pelo general Custer. Foi a maior derrota do exército estadunidense durante as chamadas Guerras Indígenas.

O total de mortes nos Estados Unidos foram 268, incluindo escuteiros, e 55 pessoas ficaram feridas[2] [1] .

A batalha é retratada no filme Little Big Man, estrelado por Dustin Hoffman. Nesse filme, o hábito do General Custer e seus soldados de atacarem acampamentos indígenas quando os guerreiros estavam ausentes e então assassinarem mulheres e crianças é demonstrado.

Também encontramos essa batalha no filme Bury My Heart at Wounded Knee (Enterrem meu coração na curva do rio, no Brasil), dirigido por Yves Simoneau e escrito por Daniel Giat e Dee Brown, com Anna Paquin (True Blood). E também no filme "Sitting Bull" ("O Último Guerreiro"), com J. Carrol Naish (no papel de Touro Sentado) e Dale Robertson e também no filme Custer of the West (Os bravos não se rendem), com Robert Shaw (no papel do Gen. George Armstrong Custer).


Referências

  1. a b Original Red Horse's testimony, na reserva Cheyenne River, 1881. Garrick Mallery, Picture Writing of the American Indians,10th Annual Report of the Bureau of American Ethnology (1893)
  2. a b Baixas indígenas
Ícone de esboço Este artigo sobre História dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.