Batalha de Nagashino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Batalha de Nagashino (長篠の戦い, Nagashino no Tatakai) é um dos mais famosos combates do Período Sengoku. Teve lugar em 28 de junho de 1575, a oeste do castelo de Nagashino, na província de Mikawa, no Japão. O castelo, pertencente ao clã Tokugawa, estava sendo assediado pelos 15.000 soldados de Takeda Katsuyori (武田勝頼) desde o dia 17 de junho. A batalha se deu quando Tokugawa Ieyasu (徳川家康) e Oda Nobunaga (織田信長) enviaram cerca de 35.000 homens para tentar romper o cerco.

A Batalha[editar | editar código-fonte]

Batalha de Nagashino

Takeda Katsuyori, contrariando a opinião de seus generais, resolveu lançar 12 000 homens contra o exército de socorro. Para tanto, contava com a mais experiente cavalaria do Japão, composta por cerca de 4 000 guerreiros. Nobunaga, tirando lições de combates anteriores, preferiu não confiar em sua superioridade numérica. Cautelosamente, escolheu uma posição defensiva e protegeu seu exército com uma cerca descontínua de 2 mil metros de extensão, construída às vésperas da batalha. Esta cerca ficaria famosa, ao conseguir resolver um problema bastante comum aos exércitos do século XVI: como defender os mosqueteiros (cuja cadência de tiro ainda era muito baixa) contra uma carga de cavalaria. Como resultado, a cavalaria de Takeda viria a ser, por várias vezes, repelida ao longo daquela jornada. Rupturas, quando houve, tiveram consequências limitadas, visto que as forças de Takeda logo eram absorvidas pelas numerosas reservas de Nobunaga e Ieyasu.

Consequências[editar | editar código-fonte]

Após horas de combate, Takeda viu-se obrigado a recuar na direção do seu território, tendo sofrido nesta batalha e na incursão de Tobigasu cerca de 10 mil baixas. Os aliados, a seu turno, perderam 6 mil soldados.

Após esta batalha, Takeda Katsuyori passou a adotar uma estratégia defensiva, sendo definitivamente derrotado em 1582.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batalha de Nagashino
  • 太田 牛一『信長公記』 桑田 忠親校注 新人物往来社; 新訂版 1997 ASIN 4404024932 ISBN 4-404-02493-2
  • 『織田信長のすべて』 新人物往来社; 1980 ISBN 4-404-01040-0
  • 中田祝夫編. 三河物語 : 原本/大久保忠教著; 東京, 勉誠社,1970, 2冊.
  • 甲陽軍鑑:佐藤正英/校訂・訳;東京, 筑摩書房, 2006 ISBN 4480090401
  • Turnbull, Stephen. Nagashino 1575: Slaughter at the Barricades. [S.l.]: Oxford: Osprey Publishing, 2000.
  • Lamers, Jereon P. Japonius Tyrannus. [S.l.]: Leiden: Hotei Publishing, 2000.
  • Turnbull, Stephen. The Samurai Sourcebook. [S.l.]: London: Cassell & Co, 1998.
Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a história do Japão (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.