Batalha de Rain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Batalha de Rain

No dia 5 de abril de 1632 tropas suecas comandadas por Gustavo Adolfo atravessaram o rio Lech próximo da cidade de Rain, na Baviera e tomaram parte de uma curta batalha contra as forças de Tilly, durante a Guerra dos Trinta Anos. Para ocultar o movimento, foi usada uma cortina de fumaça. Destacaram-se, no início da refrega, os cavalarianos finlandeses, apelidados "hakapelitas".

Tilly foi ferido por uma bala de canhão durante a travessia sueca e morreu de tétano, quinze dias depois.

O resultado imediato da batalha foi abrir a Baviera à ocupação do exército sueco, possibilitando a Gustavo Adolfo se abastecer e, temporariamente, ameaçar a Áustria.

A batalha é, contudo, mais interessante sob o ponto de vista tático, uma vez que o elaborado plano do rei da Suécia visava destruir completamente o exército imperial, o que não aconteceu devido ao recuo precipitado do adversário, causado pela morte de Tilly.

Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.