Batalha de Velbazhd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Batalha de Velbazhd (búlgaro: битка при Велбъжд, bitka pri Velbazhd; língua sérvia: Битка на Велбужду, bitka na Velbuždu) foi uma batalha que ocorreu entre os exércitos búlgaro e sérvio em 28 de julho de 1330, nas proximidades da cidade de Velbazhd (atual Kyustendil).

O crescente poder do Reino da Sérvia desde o século XIII suscitou sérias preocupações dos poderes tradicionais dos Balcãs, Bulgária e Império Bizantino, que acordaram para articular ações militares contra a Sérvia em 1327. Três anos depois, o exército búlgaro e o sérvio colidiram na Velbazhd e os búlgaros foram pegos de surpresa. A vitória sérvia passa a formar o equilíbrio de poder nos Balcãs nas próximas duas décadas. Os búlgaros não perderam território após a batalha, mas foram incapazes de deter o avanço da Sérvia para a Macedónia. A Sérvia conseguiu conquistar a Macedónia e partes da Tessália e Épiro, alcançando sua maior extensão territorial. Seu novo rei Estêvão IV Duchan foi coroado imperador com a ajuda da Bulgária em 1346.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hans-Joachim Härtel, Roland Schönfeld: Bulgarien: vom Mittelalter bis zur Gegenwart., Verlag Friedrich Pustet Regensburg, 1998, ISBN 3-7917-1540-2, S. 61-62

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batalha de Velbazhd