Batalha do Eurimedonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Batalha do Eurimedonte
Guerras Médicas
Local Panfília, próxima do rio Eurimedonte[1]
Desfecho Vitória grega decisiva[1]
Combatentes
Liga de Delos Império Aquemênida
Comandantes
Címon[1]

A batalha de Eurimedonte, travada em 466 a.C. às margens do rio Eurimedonte, na região da Panfília (hoje parte da Turquia), foi uma batalha das Guerras Médicas, na qual a liga marítima grega, a Liga de Delos, derrotou o exército da Pérsia.

Estratégia de Címon[editar | editar código-fonte]

Címon havia derrotado a frota persa perto da ilha de Chipre, e vestiu seus soldados com as roupas e armas do inimigo, utilizando os navios capturados para chegar à Panfília, próxima do rio Eurimedonte; deste modo, ele pegou os persas de surpresa, que sofreram duas derrotas severas no mesmo dia, uma no mar, e outra na terra.[1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Sexto Júlio Frontino, Estratagemas, Livro II, Capítulo IX, Como terminar uma guerra após uma batalha vitoriosa, 10
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.