Bateke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Congo francês. cabanas Batéké (médio Congo)": cartão postal colonial, c. 1905. Observe a diferente arquitetura tecida Bateke.

Os Bateke são um grupo étnico da África Central. Sua população habita principalmente a República Democrática do Congo, a República do Congo e com uma minoria no Gabão. O atual presidente do Gabão, Omar Bongo (conhecido antes de sua conversão ao Islamismo como Albert-Bernard Bongo), é um membro de Bateke.[1]

Excepcionalmente para o povo da África Central, o Bateke historicamente cria cães e gatos para fins domésticos. O chien bateke magro é um pequeno cão de caça com um curto e médio pelo cinza. O chat bateke é um grande gato doméstico com quase a mesma coloração do cachorro de mesmo nome. A maioria dos cães e gatos domésticos nas áreas limítrofes do rio Congo são destas raças, apesar de propriedade de animais domesticados, em geral, é rara na região.

Notas

  1. Reed 1987, p. 287

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Gabão é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.