Bath (Somerset)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Cidade de Bath *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Pulteney bridge in Bath view from south before noon.jpg
Ponte de Pulteney (estilo palladianista), em Bath
País Reino Unido
Critérios (i) (ii) (iv)
Referência 428
Coordenadas 51º22'49"N 2º21'43"O
Histórico de inscrição
Inscrição 1987  (11ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

Bath é uma cidade do sudoeste de Inglaterra, localizada no Condado de Somerset. É muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água). Se diz que a cidade foi criada devido aos romanos terem ali descoberto uma água com propriedades milagrosas (curativas), no qual o Império Romano construiu umas termas. Só que a tradição oral indica que já era conhecida antes.

Ainda hoje esta água proveniente dos seus nascentes é considerada curativa para muitos males (doenças). Desde a época Elizabetana até a época Georgiana, foi um complexo termal para os ricos. Por causa disto, a cidade possui numerosos exemplos de arquitectura georgiana, com o expressivo ao Royal Crescent (Crescente Real). A cidade tem uma população de cerca de 80.000 habitantes e é Património da Humanidade.

História[editar | editar código-fonte]

O sítio do nascente principal foi para os Celtas um lugar sagrado, que dedicaram a Sulius, ao qual na Mitologia romana identificaram com Minerva, apesar do qual a cidade se chamou Aquae Sulis (literalmente: "As águas de Sulis") durante o domínio romano, durante o qual se construíram grandes edifícios para o banho (termal), incluindo a Grande Terma. Estes edifícios foram convertidos em uma das principais atracções turísticas da cidade.

Após o abandono da Bretanha por parte do Império Romano, a vida urbana desapareceu do país, mas apesar de terem sido abandonadas as termas romanas de Bath há evidencias de que continuaram a ser usadas esporadicamente. Os anglo-saxões chamaram ao lugar Baðum, Baðan ou Baðon (nos banhos - ou em português antigo 'nas caldas'), da qual deriva o nome actual. De seu nome saxão deriva a teoría que diz que Bath é o lugar donde se travou a batalha de Mons Badonicus, onde o Rei Artur se dirigiu aos bretões, conseguindo ganhar aos saxões. Melhor documentada está a Batalha de Deorham, em 577.

Esportes[editar | editar código-fonte]

O Bath Rugby e o Bath City FC são os clubes de Rugby e Futebol da cidade, respectivamente.

Cidades geminadas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bath