Batidas por minuto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Batidas por minuto (BPM) é um termo bastante utilizado, principalmente na música eletrônica. Ele significa, basicamente, a velocidade da música.

Quando o DJ toca, ele toca continuamente por um período que pode variar de 30min até casos extremos de 4horas ou mais, e para que a música dê continuidade durante esse período, ele sobrepõe uma música na outra, e para tanto, as músicas precisam ter as batidas sincronizadas. Por isso a importância do bpm na música eletrônica.

Todos os estilos de música eletrônica têm uma quantidade mais ou menos determinada de batidas por minuto, que podem variar mas geralmente permanecem na mesma grandeza. O House e suas vertentes (Groove House, Electro House, Progressive House, Complextro, etc.) tem, em média, de 128 BPM a 130, enquanto o Trance tem de 130 a 142 BPM. O Trap, Drumstep e o Dubstep variam de 140 a 160 BPM. Já o Drum and Bass tem em média 170 BPM.

Os estilos mais pesados como Hardcore e Speedcore, tendo como principais artistas Angesfist, Komprex, Noise Supressor etc têm entre 175 e 240 BPM, enquanto os mais leves: Nu-Disco, Chillstep e Downtempo têm entre 80 e 105 BPM.


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.