Batista Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Batista Campos (Belém))
Batista Campos
  Bairro do Brasil  
Praça Batista Campos, ao fundo um de seus coretos
Praça Batista Campos, ao fundo um de seus coretos
Praça Batista Campos, ao fundo um de seus coretos
Localização
Mapa
Mapa de Batista Campos
Coordenadas 1° 27' 39" S 48° 29' 20" O
Distrito Distrito do Centro
Zona Centro-Sul de Belém
Município Belém
Características geográficas
Área total 109,2 ha
População total 19,136 (em 2 010) hab.
Densidade 13.475 hab./km²
Outras informações
Domicílios 6 100

Batista Campos é um bairro nobre, planejado e próspero da cidade de Belém do Pará.[1] Tem como limites o bairro da Campina a noroeste, o bairro de Nazaré a norte e nordeste, o bairro da Cremação a leste, o bairro da Condor a sudeste e o bairro da Cidade Velha a sudoeste.

O seu nome é em homenagem ao Cônego João Batista Gonçalves Campos (1782-1834), um dos inspiradores da Cabanagem. A maioria de suas ruas recebeu nomes de tribos indígenas, como Pariquis, Timbiras e Caripunas, situação semelhante ao vizinho bairro do Jurunas. Nele ainda fica situado um dos maiores shoppings centers de Belém, o Shopping Pátio Belém.

O crescimento vertical da Batista Campos que ainda existe em determinados pontos do bairro (já que é atualmente um dos locais mais valorizados da Grande Belém) muda os hábitos dos moradores. Apesar da expansão imobiliária que o bairro sofreu nos últimos anos, principalmente com o surgimento de espigões e prédios comerciais, Batista Campos ainda conserva vários casarões antigos, construídos nos séculos XIX e XX, resquícios históricos do bairro que ainda resistem ao processo de modernização da cidade.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

  • Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves: o projeto é de autoria do arquiteto Euler Santos Arruda, com a colaboração dos arquitetos Edson Santos Arruda e Rafael Gonçalves. A obra foi iniciada no ano de 1978 e concluída em junho de 1986. A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves foi criada para ser um centro de debates e manifestações culturais.
  • Igreja da Santíssima Trindade: idealizada por José Abranches, que tinha o desejo de construir uma igreja em honra a Santíssima Trindade, a permissão da construção da igreja foi concedida pelo 7° Bispo do Pará, a construção foi concluída em 1813.
  • Cemitério da Soledade: tombado pelo IPHAN, foi Construído em 1850, quando epidemias de febre amarela, cólera e varíola dizimaram cerca de 30 mil pessoas, o cemitério foi desativado em 1880, pelo então presidente da Província do Pará, José Coelho da Gama e Abreu, que suspendeu os enterramentos no Soledade, este logradouro constitui um rico patrimônio histórico de importância nacional, não só pela sua história, mas também pelo acervo arquitetônico que abriga.
  • Praça Batista Campos: concluída em 1904 no auge do ciclo da borracha em Belém, é cortada por lagos artificial e possuí várias pontes de madeira, coretos de ferro centenários e belos monumentos históricos, o local é cercado de restaurantes e quiosques.
  • Praça Milton Trindade: ponto de referência da cultura e flora Amazônica é um importante espaço alternativo de lazer e repouso, atualmente a praça é um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados da zona sul de Belém.
  • Praça da Trindade: dividida em metades pela Rua Gama Abreu, homenageia o chanceler que negociou o Acre para o Brasil. Com belos espaços ajardinados, bancos e árvores, a praça tem um monumento em cada um de seus lados homenageando o jurista Rui Barbosa e o Barão do Rio Branco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  • [1] População nos bairros de Belém
  • [2] Moradia é Central