Batman do Futuro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Batman Beyond
Batman do Futuro (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração aprox. 22 min.
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Alan Burnett
Paul Dini
Glen Murakami
Bruce Timm
Elenco Will Friedle
Kevin Conroy
Stockard Channing
Cree Summer
Lauren Tom
Exibição
Transmissão original 10 de janeiro de 1999– 18 de dezembro de 2001
Nº de temporadas 3
Nº de episódios 52
Cronologia
Último
Último
As Novas Aventuras do Batman e Liga da Justiça Sem Limites
Próximo
Próximo
Programas relacionados Batman: A Série Animada, As Novas Aventuras do Batman, Super-Homem: A Série Animada, Batman do Futuro, Projeto Zeta, Super Choque, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites.

Batman Beyond (Batman do Futuro, no Brasil e em Portugal) é uma série de televisão animada produzida em conjunto pela Warner Bros. em colaboração com a DC Comics destinada a dar seqüência ao legado de Batman. Integrante do Universo Animado da DC Comics, a série foi entregue aos cuidados de Bruce Timm, o "mago futurista" do referido universo.

Exibida originalmente entre 1999 e 2001 a série resultou em 52 episódios e um filme (longa metragem) servindo também como "ensaio" para o desenho animando da Liga da Justiça. Mesmo popular entre os fãs, a nova série do homem-morcego, ao que parece, não está na lista das produções que retornarão às telas em um futuro próximo, apesar dos insistentes boatos a respeito, entretanto o personagem pôde ser visto recentemente em um dos episódios de Projeto Zeta, outro desenho animado referente ao futuro da DC Comics e uma espécie de "filhote" de Batman do Futuro. O referido episódio é o intitulado Sombras e se encaixa entre os episódios finais da série do Batman do Amanhã, no caso, Contagem Regressiva e Desmascarado.

Os rumores a respeito de novas temporadas de Batman do Futuro ainda não tiveram força para que se "ressuscitasse" o personagem, contudo o mesmo tem aparecido com certa frequência nas produções animadas da Warner-DC após o cancelamento de seu desenho, vide o episódio Choque Futuro de Super Choque onde o personagem-título (Virgil Hawkins) é acidentalmente transportado quarenta anos à frente de seu tempo. A contribuição desse desenho animado para a cronologia animada da DC Comics foi significativa ao abrir caminho para a produção de Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, equipes cujo "esboço" se deu justamente no episódio em duas partes apresentado em Batman do Futuro intitulado O Chamado. Posteriormente o novo Batman participou de três dos episódios de Liga da Justiça sem Limites, dois deles do arco Era Uma Vez Pelo Tempo onde Batman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde são enviados ao futuro para deter os planos de Cronos um viajante do tempo e em outro intitulado Epílogo, considerado como o episódio final da série.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história tem início numa Gotham City futurista vinte anos após a última aparição de Bruce Wayne como Batman. Depauperado por causa de suas longas noites como defensor da cidade o antigo herói, já septuagenário, vive recluso em sua mansão e tem como única companhia seu fiel cão, Ace. Alheio ao que se passa fora de sua mansão ele nem mesmo acompanha o dia a dia de sua empresa, agora denominada Wayne-Powers e dirigida pelo controverso e inescrupuloso Derek Powers cuja ambição e os métodos de ação em muito se assemelham aos de Lex Luthor. Numa dessas operações escusas a ambição de Powers o faz negociar com um membro do governo kasniano uma toxina biológica capaz de eliminar os dissidentes políticos daquela nação européia, contudo os planos funestos do magnata são frustrados quando um de seus empregados entrega a Warren McGinnis, uma cópia do arquivo sobre as reais intenções de Derek Powers que ciente do risco que corria inquire o Sr. McGinnis sobre a existência de tais dados que nega conhecer sua existência. Nada disso impediu que Warren McGinnis fosse assassinado.

Em meio a esses acontecimentos surge Terry McGinnis, um rapaz de 17 anos que vive com o pai após o divórcio de seus genitores. Antigo interno do reformatório juvenil de Gotham City o jovem Terence exibe traços de rebeldia juvenil e impaciência nos primeiros episódios da série e em decorrência disso sua relação com o pai é conflituosa, tanto que eles chegaram a discutir pouco antes do assassinato deste último. Após o crime Terry passa a morar com a mãe, Mary, e com seu irmão, Matt, um garoto de seis anos. Durante sua mudança ele encontra o disquete com os arquivos de Powers e vai até a Mansão Wayne disposto a compartilhar sua descoberta e é orientado pelo septuagenário Bruce a entregar essa prova nas mãos da comissária Bárbara Gordon, contudo antes que deixasse a mansão descobriu a Batcaverna e por via de conseqüência o segredo por trás do velho Wayne que, furioso, o expulsa de sua propriedade, nada, porém, que o impedisse de retornar aos domínios do antigo defensor de Gotham City e "roubar-lhe" a veste negra de Batman com o fito de impedir mais uma operação escusa de Derek Powers. Finda a aventura, Bruce Wayne resolve fazer do rapaz seu sucessor e como justificativa para tanto contrata o jovem McGinnis como seu assistente pessoal.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Um único longa-metragem foi feito, intitulado O Retorno do Coringa, lançado em 2000, que mostra que fim levaram Tim Drake (Robin III) e o Coringa.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

EUA[editar | editar código-fonte]

  • Bruce Wayne: Kevin Conroy;
  • Terry McGinnis/Batman: Will Friedle;
  • Comissária Bárbara Gordon: Angie Harmon;
  • Coringa: Mark Hamill;
  • Tim Drake: Dean Stockwell;
  • Jordan Pryce: Mark Hamill;
  • Charles Buntz/Chucko: Don Harvey;
  • Arlequina: Arlen Sorkin;
  • Jovem Arlequina: Arlen Sorkin;
  • Jovem Tim Drake: Matthew Valencia;

Brasil[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Bruce Wayne e o Batman do Futuro aparecem num episódio do desenho da Liga da Justiça Sem Limites, bem como num dos episódios do desenho Projeto Zeta.

O nome Batman Beyond significa "Batman Além", e é explicado em Liga da Justiça Sem Limites.

Barbara Gordon (a Batgirl original e atual Oráculo) aparece na série, como a nova comissária. Ela não aceita a idéia de um novo Batman.

Nos primeiros episódios, podemos ver Bruce Wayne vestindo o uniforme de Batman do Futuro.

O cãozinho de Bruce no desenho, Ace, tem o mesmo nome do Bat-Cão, sendo, portanto, uma possível homenagem ou referência.

Projeto Zeta é um spin-off (série nascida de outra) do desenho do Batman do Futuro.

Zeta aparece no Episódio 27 intitulado "Zeta", onde Batman ajuda Zeta a escapar.

No Episódio "Epílogo" de Liga da Justiça Sem Limites, que se passa 15 anos após Batman Beyond, Terry descobre através de Amanda Waller que o DNA de seu pai foi modificado pelo Projeto CADMUS, para que ele herdasse o DNA de Bruce Wayne/Batman e para assim tornarsse o novo Batman. No entanto Amanda Waller revela que ele não é um clone, mas sim um filho de Bruce juntamente com seu irmão Matt.

“No Batman do Futuro, o velho Bruce Wayne se utiliza de uma armadura nitidamente para salvar Terry”.

Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª TEMPORADA

1.Renascimento PARTE 1

2.Renascimento PARTE 2

3.Black out

4. Golem

5. Derretimento

6. Heróis

7. O Grito

8. A mão do homem morto

9. A bordagem

10. Enfeitiçado

11. Inque que desaparece

12. Um toque de Curaré

13. Ascensão

2ª TEMPORADA

1. Mutantes

2. Movendo terras

3. Diversão

4. Alma perdida

5. Agenda escondida

6. Esporte sanguinário

7. Gato escaldado

8. Enganchado acima

9. Ratos

10. Jogos da mente

11. Revenant

12. Babel

13. O profissional

14. Testemunha

15. Corte do final

16. O último recurso

17. Arsenal

18. Peek bisbilhoteiro

19. O ovo bebê

20. Zeta

21. A Praga

22. Lua de abril

23. Sentries do último Cosmos

24. vingança

25. Onde está Terry?

26. Ace no buraco

3ª TEMPORADA

1. Resgate rei

2. Intocável

3. A filha de Inque

4. Tempo grande

5. De volta ao passado

6. Não fale mal

7. A chamada PARTE 1

8. A chamada PARTE 2

9. Traição

10. Curso do Kobra PARTE 1

11. Curso do Kobra PARTE 2

12. Contagem regressiva

13. Desmacarado

Ligações externas[editar | editar código-fonte]