Battlefield 1942

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Battlefield 1942
Desenvolvedora Digital Illusions CE (DICE)
Publicadora(s) EA Games
Distribuidora Windows
EA Games
Macintosh
Aspyr Media
Compositor(es) Joel Eriksson
Motor Refractor 2
Plataforma(s) Windows
Série Battlefield
Conversões/
relançamentos
Macintosh
Data(s) de lançamento Windows
Macintosh
Gênero(s) Primeira Pessoa, Guerra
Modos de jogo Single player, Multiplayer
Número de jogadores 1 a 32
Classificação Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Mídia 2 CD's
Controles Teclado, Mouse
Idioma Inglês
Hardware
Versão Windows:
1.61b (2 de Dezembro, 2004)
Mac OS:
1.61d (21 de Julho, 2005)
Último
Último
Battlefield 2
Próximo
Próximo

Battlefield 1942 (também conhecido como BF1942) é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Digital Illusions CE e distribuído pela Electronic Arts, lançado em 2002, sendo o primeiro jogo da série Battlefield.

No jogo, onde os jogadores lutam em representações das batalhas da Segunda Guerra Mundial, tanto com as forças do Eixo quanto os Aliados. O jogo ficou inicialmente conhecido pelo fato dos jogadores terem acesso a uma enorme variedade de veículos, desde tanques, jipes e aviões até grandes navios e submarinos. Apesar de ser possível jogar com em uma versão single player com "bots", o jogo foi desenvolvido visando a ser jogado no modo multiplayer.

Teve duas expansões: Battlefield 1942: The Road To Rome e Battlefield 1942: The Secret Weapons of WWII. Atualmente, pode-se comprar toda a série em uma edição "Deluxe".

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade do jogo é baseada no domínio de bandeiras. Em um mapa médio, encontram-se em média 6 bandeiras, que podem ser dominadas por qualquer um dos adversários (exceto as bandeiras da base central). Dominar as bandeiras é importante por dois factores: o facto de elas serem um spawn para os jogadores mortos e pelos pontos do oponente diminuir caso a sua equipa detenha mais da metade delas.

O jogo apresenta 5 modos, que poderão ser escolhidos quando se jogar. Cada uma tem uma especialidade:

  • Assault (tropa de assalto): É a infantaria de guerra. As suas armas são um rifle de assalto, uma pistola, uma faca e granadas.
  • Medic (médico): Os médicos são encarregados de recuperar os seus pontos de vida e os dos seus companheiros. As suas armas são uma submetralhadora, uma pistola, uma faca e granadas.
  • Scout (atirador de elite/franco-atirador): Soldados eficazes em matar oponentes que se encontram a longas distâncias, porém ineficientes a curta distância. As suas armas são um rifle de precisão, uma pistola, uma faca e granadas. Possuem também um binóculo, com o qual podem marcar alvos no mapa para a artilharia.
  • Engineer (engenheiro): Os engenheiros são encarregados de consertar os veículos e as construções. As suas armas são um rifle (semelhante ao dos scout, mas sem luneta), uma pistola, uma faca, minas terrestres e dinamite.
  • Anti-Tank (antiblindados): São encarregados de destruir os veículos adversários. As suas armas são um lança-mísseis ("bazooka"), uma pistola, uma faca e granadas.

Para locomoção no mapa, pode-se ir a pé, ou em um dos inúmeros veículos do jogo, tais como tanques de guerra, jipes, barcos, aviões e veículos blindados de transporte (APDs) Vale ressaltar que todos os veículos citados têm variações. Os tanques, por exemplo, têm várias: Panzer IV, Sherman, Tiger, M10, Chi-ha, entre outros.

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

Atualmente o jogo possui comunidade ativa com uma redução grande do que o jogo já teve, mas um grande feito para um jogo de 2002.

O modo de jogo padrão do Battlefield 1942 é o Conquest onde se deve capturar pontos de controle pelo mapa, podendo ter até 32 jogadores em um servidor.

Mapas[editar | editar código-fonte]

Requisitos do Sistema
Mínimo Recomendado
Microsoft Windows[1]
Sistema Operacional Windows 98, Windows 2000, Windows ME, Windows XP
CPU Pentium III 500 MHz ou Athlon equivalente
Memória 128 MB
Espaço em Disco 1.6 GB livres em disco
Placa de Vídeo Placa de vídeo de 32 MB compatível com DirectX 8.1, com capacidade Direct3D e Hardware Transforming Lighting usando um dos chipsets NVIDIA GeForce4, GeForce3, GeForce 2, GeForce256; ATI Radeon 8500, Radeon 7500, ATI Radeon, Matrox Parhelia
Placa de Som Compatível com DirectX 8.1


Apple Macintosh
Sistema Operacional Mac OS X 10.2.8
CPU PowerPC G3/G4/G5 700 MHz
Memória 256 MB
Espaço em Disco 1.6 GB livres em disco
Placa de Vídeo 32 MB ATI Radeon 7500 ou Nvidia GeForce 2 4

Os mapas em Battlefield 1942 são baseados nas batalhas do atlântico, Norte de África, na Europa e em outros lugares.

  • Operation Battleaxe

Este mapa é uma das batalhas do Norte de África entre os ingleses e a alemães. O objectivo dos ingleses é expulsar os alemães e os italianos da parte oriental da cidade de Cyrenaica, na costa Norte de África.

  • Wake Island

Este mapa passa-se no mesmo dia em que ocorreu o ataque a Pearl Harbor, com a batalha dos japoneses contra os americanos.

  • Tobruk

Passa-se na África, lugar importante para conseguir a parte oeste da Líbia, com a batalha dos ingleses contra os alemães.

  • Battle of Midway

Passa-se no pacífico, quando os japoneses tentaram invadir a Ilha de Midway e sofreram grandes perdas às mãos dos americanos.

  • Kursk

Passa-se na Rússia, uma batalha significante na Frente Leste da Segunda Guerra Mundial, onde ocorre o conflito entre os soviéticos e os alemães.

  • El Alamein

Uma das batalhas que ocorreram no Egito entre as forças inglesas e as forças alemãs, onde foi o começo do declínio das forças do eixo.

  • Guadalcanal

Batalha que acontece pelas ilhas Salomão entre os japoneses e os americanos, onde os japoneses queriam construir uma espécie de "anel de defesa" em voltas das suas conquistas para evitar a tomada pelos aliados.

  • Iwo Jima

Foi um cenário que ocorreu aos arredores do Japão, com a invasão dos americanos para tomar a ilha e os aeroportos para lançar bombas em Tóquio.

  • Berlin

Foi a invasão das tropas soviéticas para tomar a capital alemã, conflito entre os alemães e os soviéticos.

  • Omaha beach

Batalha em que ocorreu a invasão americana nas praias da normandia.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

  • 19 de Julho de 2002: Lançado a versão de demonstração Single Player, com o mapa Tobruk.
  • 16 de Agosto de 2002: Lançado a versão de demonstração Multiplayer, com o mapa Wake Island.
  • 10 de Setembro de 2002: Lançado oficialmente o Battlefield 1942.
  • 5 de Novembro de 2012: Em comemoração aos 10 anos de aniversário do jogo, a EA Games libera o BF1942 como versão gratuita pelo canal oficial Origin.[2]

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Pontuação geral
Agregador Pontuação
GameRankings 88.67%[3]
Metacritic 89[4]
Resultados das análises
Publicado por Resultado
GameSpot 8.8[5]
GameSpy 4.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar half.svg[6]
IGN 9.3[7]

Em 2003 Battlefield 1942 vence 6 categorias no "6th annual Interactive Achievement Awards": "Online Gameplay", "Innovation in PC Gaming", "PC Game of the Year", "Game of the Year".

No dia 15 de Março de 2004 o jogo atingiu a marca de 5 milhões de cópias vendidas.

Legado[editar | editar código-fonte]

Expansões e sequências[editar | editar código-fonte]

Battlefield 1942 recebeu 2 expansões, o The Road To Rome, em 2 de Fevereiro de 2003, e o The Secret Weapons of WWII, em 4 de Setembro de 2003.

Foram lançadas duas continuações: Battlefield Vietnam em 14 de Março de 2004 e Battlefield 2 em 21 de Junho de 2005.

A versão do jogo para Apple Macintosh foi lançada em 22 de Junho de 2004.

Modificações (Mod)[editar | editar código-fonte]

O Battlefield 1942 tem uma grande variedade de mods construídos pela comunidade [8] , sendo estes os principais e ainda jogados atualmente:

  • Forgotten Hope: Também conhecido como FH, trata-se do mod mais realista, comparando-se com os outros de todas as séries Battlefield. Em continuação ao trabalho do Battlefield 1942, o Forgotten Hope consegue reproduzir exatamente o ambiente de Segunda Guerra, contando com mais de 250 itens originais, sendo eles tanques, aviões, veículos de transporte, rifles, pistolas, granadas, explosivos, peças de artilharia, navios, submarinos todos criados ou remodelados a fim de proporcionar ao jogador uma experiência sem precedentes.
  • Desert Combat: possui como fundo o conflito no Médio Oriente utilizando veículos modernos como helicópteros e jatos.
  • Eve of Destruction: modo que trata da guerra do Vietnam. Apresenta mais de 200 mapas, com a temática de selvas e confrontos com helicopteros. A última versão lançada foi a 2.51 em setembro de 2012 com o uso do motor do Battlefield 1942. É planeja uma nova versão mas usando uma engine proprietária (Unity 3D).
  • Battlegroup42: Um dos últimos mods de grande porte ainda em desenvolvimento pela comunidade de BF1942, assim como o Eve of Destruction. Segue o mesmo estilo do Forgotten Hope, adicionando uma série de novos veículos, modos de jogo e recursos de jogabilidade.
  • FHSW: uma expansão para o Forgotten Hope, seguindo o mesmo estilo da expansão oficial The Secret Weapons of WWII, com veículos que não chegaram a entrar em produção.

Referências

  1. Box Original do Jogo: Requisitos de Sistema. 2002. ed. Brasil: EA Games, 2002.
  2. EA oferece cópias gratuitas do clássico "Battlefield 1942" para usuários do Origin UOL. Visitado em 11/04/2014.
  3. Review Battlefield 1942 (PC) (em inglês) GameRankings. Visitado em 04 de junho de 2011.
  4. Review Battlefield 1942 (PC) (em inglês) MetaCritic. Visitado em 04 de junho de 2011.
  5. Review Battlefield 1942 (PC)) (em inglês) GameSpot. Visitado em 04 de junho de 2011.
  6. Review Battlefield 1942 (PC) (em inglês) GameSpy. Visitado em 04 de junho de 2011.
  7. Review Battlefield 1942 (PC) (em inglês) IGN. Visitado em 04 de junho de 2011.
  8. Modificações para Battlefield 1942 (PC) (em inglês) Strategy Informer. Visitado em 04 de junho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Battlefield 1942