Baunilha e chocolate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Baunilha e chocolate
País
Artista(s)
Tó Cruz
Língua
Português
Compositor(es)
Letrista(s)
Resultado da semifinal
------
Pontos da semifinal
------
Resultado da final
21.º
Pontos da final
5
Cronologia de aparecimentos
◄ "Chamar a Música" (1994)   
"O meu coração não tem cor" (1996) ►

"Baunilha e chocolate" foi a canção que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1995 que teve lugar no dia 13 de maio de 1995, em Dublin, na Irlanda.

Foi interpretada em português por Tó Cruz. Foi a décima-sexta canção a ser cantada na noite do festival, a seguir à canção britânica "Love City Groove" , interpretada pela banda homónima Love City Groove e antes da canção cipriota "Sti Fotia", cantada por Alexandros Panayi. Terminou em 21.º lugar (entre 23 participantes), recebendo apenas 5 pontos (4 votos da França e 1 da Grécia).

No ano seguinte, em 1996, Portugal fez-se representar com canção O meu coração não tem cor, interpretada por Lúcia Moniz.


Autores[editar | editar código-fonte]

A canção tem letra de António Vitorino de Almeida e Rosa Lobato de Faria, música de António Vitorino de Almeida e foi orquestrada por Thilo Krassmann

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção é inspirada na música urbana. Trata das relações muitirraciais : fala da sua "Amada de branca pele" (Tó Cruz é negro). Ele sugere que isso só foi possível graças à expansão marítima levada pelos navegadores portugueses nas caravelas : Tó Cruz canta sobre especiarias e conhecimentos culturais que foram gerados também devido às viagens dos descobrimentos, daí o título "Baunilha e chocolate"

Versões[editar | editar código-fonte]

Tó Cruz gravou também em inglês intitulada "Vanilla and chocolate" e em castelhano, intitulada "Vainilla y chocolate"

Fontes e ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.