Beach Blanket Bingo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beach Blanket Bingo
Folias na praia (BR)
 Estados Unidos
1965 • cor • 98 min 
Direção William Asher
Roteiro William Asher
Leo Townsend
Sher Townsend
Elenco Frankie Avalon
Annette Funicello
Género comédia musical
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Beach Blanket Bingo (br.: Folias na praia) é um filme estadunidense de 1965 do gênero "Comédia musical" dirigido por William Asher e produzido pela American International Pictures. É o quinto filme da série com a Turma da Praia.

Outros filmes dessa série são Beach Party (1963), Muscle Beach Party (1964), Bikini Beach (1964), Pajama Party (1964), How to Stuff a Wild Bikini (1965) e The Ghost in the Invisible Bikini (1966).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A cantora Sugar Kane é convencida pelo seu agente publicitário Bullets a simular um salto de paraquedas (na verdade quem faz o verdadeiro salto é uma dublê, Bonnie) para divulgar um disco. Frankie e os surfistas de Malibu ajudam-na a sair da água e por isso a foto dele sai no jornal como "tendo salvo a cantora". Ele e Dee Dee se interessam em aprender paraquedismo e conhecem Bonnie e o namorado, Steve. Bonnie usa Frankie para despertar ciumes em Steve e Dee Dee, furiosa, começa a flertar com Steve. Enquanto isso, Eric Von Zipper e sua gangue de motociclistas conhecem Sugar Kane e planejam sequestrá-la e Bonehead se apaixona pela sereia Lolerei. No climax do filme, referências ao cinema mudo, principalmente ao seriado de 1914 The Perils of Pauline (além da presença de Buster Keaton no elenco), com o vilão South Dakota Slim (referência ao jogador de sinuca "Minnesota Fats", do filme The Hustler) ameaçando Sugar com uma serra circular.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • A Dell Comics publicou uma versão em quadrinhos do filme.[1]
  • Esse foi o último filme em que Frankie Avalon aparece como protagonista. Ele atua pouco na sequência, How to Stuff a Wild Bikini, e não está em The Ghost in the Invisible Bikini.
  • Jody McCrea, que interpreta o surfista burro "Deadhead" nos filmes Beach Party, Muscle Beach Party e Bikini Beach, agora é chamado "Bonehead". A AIP decidiu que "Deadhead" era um bom nome para usar como o do personagem-título no filme Sergeant Dead Head, estrelado por Avalon.[2]
  • John Ashley, que atuou como o surfista "Ken" em Beach Party e "Johnny" em Muscle Beach Party e Bikini Beach, retorna como "Steve", rival amoroso de Frankie (Deborah Walley era sua esposa na vida real).
  • O líder da Gangue dos Ratos Eric Von Zipper (Harvey Lembeck) aparece em mais cenas dessa vez do que nos filmes anteriores. Ele canta "Follow Your Leader" (reprisado como "I Am My Ideal" na sequência, How to Stuff a Wild Bikini). Nesse filme, Von Zipper conta que se inspirou em Marlon Brando e sofre uma "Suspensão Himalaia" (paralisia com os dedos na cabeça) indireta, isto é, a personagem Sugar coloca os dedos em sua própria cabeça mas Von Zipper é quem fica paralisado.
  • Timothy Carey fizera uma participação especial com seu personagem South Dakota Slim em Bikini Beach (1964) e agora retorna como o maior vilão do filme.
  • O personagem Sugar Kane, interpretada por Linda Evans, tinha sido planejado para Nancy Sinatra. A mudança foi causada por constar no roteiro um sequestro, o que poderia incomodar o irmão de Nancy, Frank Sinatra Jr., que tinha sido vítima de um meses antes das filmagens.[2]
  • Donna Michelle, intérprete da personagem da surfista Animal, foi a playmate do ano 1964 da revista Playboy.

Músicas[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora foi de Les Baxter.

Guy Hemric e Jerry Styner escreveram sete canções para o filme: “Beach Blanket Bingo”, cantada por Frankie Avalon, Annette Funicello e a turma; “I Think You Think” cantada em dueto por Avalon e Funicello; “These Are the Good Times” interpretada por Avalon; “It Only Hurts When I Cry” cantada por Donna Loren; “Follow Your Leader” interpretada por Harvey Lembeck com a Gangue dos Ratos ("Rat Pack"); e duas outras canções - “New Love” e “Fly Boy” – ambas interpretada pela cantora de estúdio Jackie Ward que dubla Linda Evans.

Gary Usher e Roger Christian escreveram três canções: “Cycle Set” e a instrumental “Freeway” - ambas em performance de The Hondells; e “I'll Never Change Him” cantada por Annette Funicello.

Referências

  1. Beach Blanket Bingo
  2. a b McParland
  • McParland, Stephen J.. It's Party Time - A Musical Appreciation of the Beach Party Film Genre. Riverside, California, USA: PTB Productions, 1994. ISBN 0-9601880-2-9
  • (julho-setembro de 1965) "Beach Blanket Bingo". Dell Movie Classic. Dell Publishing Inc..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]