André de Soveral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Beato André de Soveral)
André de Soveral
André de Soveral
Protomártir do Brasil
Nascimento c. 1572
São Vicente, Capitania de São Vicente
Morte 16 de julho de 1645 (73 anos)
Engenho Cunhaú, Canguaretama, Capitania do Rio Grande
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 5 de março de 2000
Praça de São Pedro, Vaticano
por Papa João Paulo II
Canonização 15 de outubro de 2017
Praça de São Pedro, Vaticano
por Papa Francisco
Principal templo Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, Natal
Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, São Gonçalo do Amarante
Festa litúrgica 3 de outubro
Atribuições Paramentos sacerdotais, palma do martírio
Padroeiro do estado do Rio Grande do Norte
Portal dos Santos

André de Soveral, SJ (São Vicente, c. 1572Canguaretama, 16 de julho de 1645), foi um padre católico brasileiro morto durante a Guerra da Restauração no chamado Martírio de Cunhaú, um massacre promovido por tropas holandesas e seus presbíteros protestantes calvinistas, que lutavam contra o Império Português no Brasil.

Cunhaú[editar | editar código-fonte]

Cunhaú era um povoado de Canguaretama, no Rio Grande do Norte, que se formou em torno de um engenho de cana-de-açúcar, uma das riquezas da região, além das minas para produção de peças, já que as do outro lado do oceano demoravam muito e eram caras, com ameaça de baixa rentabilidade e perda do insumo a tempo de ser processado pelo centro de transformação (uma espécie de expansão da produção paraibana e pernambucana para o norte, que é o berço econômico potiguar).

Martírio[editar | editar código-fonte]

Na manhã de 16 de julho de 1645, enquanto celebrava a missa na Paróquia Nossa Senhora das Velas ou Purificação, o judeu alemão Jacob Rabbi invadiu a igreja, com o pretexto de comunicar algumas providências do Conselho Supremo Holandês do Recife. Mas depois da consagração, os soldados holandeses, acompanhados pelos índios das tribos dos Tapuias e dos Patiguari, invadiram a igreja e massacraram todos os fiéis[1], sendo o mesmo Padre André de Soveral, que morreu rezando as orações dos moribundos os seus cadáveres foram então saqueados e apenas cinco fiéis portugueses foram feitos reféns e levados para o Forte Holandês dos Magos.

Canonização[editar | editar código-fonte]

No dia 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco realizou a cerimônia de canonização dos Protomártires do Brasil, cuja festa litúrgica se dá no dia 3 de outubro.

Referências

  1. «Santo André de Soveral e Companheiros Protomártires do Rio Grande do Norte - Vatican News». www.vaticannews.va. 3 de outubro de 2021. Consultado em 8 de dezembro de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]