Beatriz de Melgueil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Beatriz de Melgueil
Nascimento século XII
Morte 1190
Progenitores
  • Bernard IV, Comte de Mauguion
  • Guillemette de Montpellier
Cônjuge Berengário Raimundo da Provença, Bernard V of Melgueil
Filho(a)(s) Betrand Pelet, titular Comte de Melgueil, Seigneur d'Alès, Ermessende de Pelet, Raimundo Berengário II da Provença
Título conde, count of Melgueil

Beatriz de Melgueil (c. 1124 - c. 1190), filha única de Beltrão IV de Melgueil e de Guilhermina de Montpellier, foi a herdeira do condado de Melgueil. Governou Melgueil juntamente com o pai de 1146 a 1170.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Casou, em primeiras núpcias, com cerca de onze anos, com Berengário Raimundo, conde da Provença. O casal teve um único filho:

Berengário foi morto por uma seta de balestra, em 1144, durante uma batalha naval contra uma galera genovesa. No ano seguinte, Beatriz casou-se com Bernardo II, co-senhor de Alès, da família dos viscondes de Narbona, com quem teve dois filhos:

Beatriz deserdou Beltrão em favor de Ermesinda e de seu segundo genro, Raimundo VI de Toulouse, levando a uma desavença familiar. Beatriz sobreviveu à filha por, pelo menos, quatorze anos. Raimundo de Toulouse continuou a governar Melgueil após a morte de sua esposa. A contenda da família sobre a herança persistiu. Enfim, o papa Inocêncio III interveio. Ele tomou o condado, negando-o a ambos os partidos e pô-lo sob a autoridade do bispo de Maguelone, alegando que Pedro I de Melgueil, bisavô de Beatriz, cedera suas propriedades ao papado em 1085. Desse modo, os bispos de Maguelone, então de Montpellier, seriam condes de Melgueil até a Revolução Francesa. O papa Urbano IV declarou Melgueil secondo loco post Roman, a segunda sede da Cristandade depois de Roma; muitos papas ficaram lá. Submetido à autoridade da Santa Sé, o condado de Melgueil não sofreu com a cruzada albigense.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedida por
Beltrão IV
Condessa de Melgueil
1146 - 1172
com Beltrão IV (1146-1132),
Berengário Raimundo (1135-1144)
e Bernardo (1145-1172)
Sucedida por
Ermesinda e Raimundo
Precedida por
Raimundo Berengário I
Condessa consorte da Provença
Viscondessa de Rodez, de Gévaudan e de Carladet

1135 - 1144
Sucedida por
Riquilda da Silésia