Beatriz de Portugal, Duquesa de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Beatriz
Duquesa Consorte de Saboia
Condessa Soberana de Asti
Reinado 29 de setembro de 15218 de janeiro de 1538
Cônjuge Carlos III de Saboia
Descendência
Emanuel Felisberto de Saboia
Casa Casa de Avis
Pai Manuel I de Portugal
Mãe Maria de Aragão
Nascimento 31 de dezembro de 1504
Lisboa, Portugal
Morte 8 de janeiro de 1538 (33 anos)
Nice, França
Religião Cristinismo
Realeza Portuguesa
Casa de Avis
Descendência
Ordem Avis.svg

Beatriz (Lisboa, 31 de Dezembro de 1504 - Nice, 8 de Janeiro de 1538), Infanta de Portugal e Duquesa de Saboia, foi a terceira filha do segundo casamento do rei D. Manuel I de Portugal com D. Maria, Infanta de Aragão.

Casou em Villefranche-sur-Mer em 29 de Setembro de 1521 com o duque de Saboia Carlos III, sendo mãe de 9 crianças, das quais apenas uma, Emanuel Felisberto, atingiu a idade adulta.

Em 3 de abril de 1531 recebeu do seu primo e cunhado, o imperador Carlos V, o condado de Asti que, na sua morte, é herdado pelo filho e integrado no património da Casa de Saboia.

Durante a crise sucessória de 1580, Manuel Felisberto apresentou-se como candidato ao trono de Portugal, na sua qualidade de filho da infanta D. Beatriz. Contudo, a sua candidatura vê-se rapidamente ultrapassada pela do seu primo, o rei Filipe II de Espanha, dado que a mãe deste (a infanta D. Isabel) ser mais velha que a irmã (a infanta D. Beatriz) tendo, por isso, precedência dinástica.

Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.