Beautiful (canção de SHINee)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Beautiful"
Single promocional de SHINee
do álbum Dream Girl – The Misconceptions of You
Lançamento 19 de fevereiro de 2013
Formato(s) download digital
Gravação SM Studios em Seul, Coreia do Sul
Gênero(s) Pop
Duração 03:10
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Teddy Riley, Andrew Choi, Richard Garcia, Cha Yong-un
Produção Lee Soo-man

Beautiful (em coreano: "아름다워") é uma canção interpretada pela boy band sul-coreana Shinee. Foi incluída como uma faixa em seu terceiro álbum de estúdio coreano, Dream Girl – The Misconceptions of You, lançado em 19 de fevereiro de 2013. Foi escolhida como single promocional do álbum, depois do lançamento do primeiro single e faixa-título, "Dream Girl".

Produção[editar | editar código-fonte]

"Beautiful" foi escrita e produzida por uma equipe de compositores, que incluiu Andrew Choi, Richard Garcia, Cha Yong-un, bem como Teddy Riley, que tinha estabelecido laços com a SM Entertainment depois de produzir "The Boys" e "What Is Love" do EXO entre muitas outras canções. A letra foi escrita por Cha Yong-un, juntamente com Choi Minho que também forneceu as letras de rap para outras cinco músicas do álbum. A coreografia que acompanha "Beautiful" e "Dream Girl" foi criada pelo renomado coreógrafo norte-americano, Tony Testa, que já trabalhou com Shinee em Sherlock.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O colunista da Billboard K-pop, Jeff Benjamin escreveu que "o álbum é um triunfo que nunca falta em energia e equilibra acenos de 80 estrelas da música pop e com visão de futuro pop" e que "gosta das faixas "Beautiful" e "Runaway" combinam elementos de produção eletrônicas únicas sobre harmonias de boy band açucaradas para criar música pop durante todo o ano".[1]

A colunista do Seoulbeats consideradou "Beautiful" como sua faixa favorita e uma das duas melhores músicas do álbum, juntamente com "Dynamite". "...“Beautiful” como seu nome indica; os vocais são maravilhosamente macios e deslizam suavemente sobre o instrumental sem afundar nele, algo que é uma preocupação constante em “Dream Girl”..."[2]

Promoção[editar | editar código-fonte]

A primeira apresentação de "Beautiful" foi no comeback de "Dream Girl", que foi transmitido ao vivo em 23 de fevereiro de 2013, juntamente com as performances de "Aside" e "Dream Girl".[3] A canção mais tarde foi apresentada como single promocional, juntamente com "Dream Girl" em vários programas, incluindo Music Bank, Inkigayo, Show! Music Core, M! Countdown e Show Champion.

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Gráfico Melhores posições[4]
Gaon Weekly singles [4] 32
Gaon Download Singles chart [4] 22
K-Pop Billboard Weekly singles [5] 54

Referências

  1. Jeff Benjamin and Jessica Oak. "SHINee on 'Dream Girl,' MJ Comparisons and K-Pop Globalization: Exclusive", June 7, 2013.
  2. Chapter 1: The Not-So-Dreamy SHINee Album Review. seoulbeats.com (February 26, 2013). Página visitada em June 7, 2013.
  3. SHINee's 'Dream Girl' comeback showcase footage released. allkpop (February 23, 2013). Página visitada em June 7, 2013.
  4. a b c (em coreano) [http://www.gaonchart.co.kr/main/section/total/list.gaon?nationGbn=T
    Digital Ranking Aggregate (18/03/2012 -24/03/2012) ::]. Gaon Chart. Página visitada em 2013-06-05.
  5. Korea K-Pop Hot 100 Music Chart. Billboard (2013-02-28). Página visitada em 2013-06-05.