Bebe Daniels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bebe Daniels
Bebe Daniels na capa d'A Scena Muda, de 1921.
Nome completo Phyllis Virginia Daniels
Nascimento 14 de janeiro, de 1901
Dallas
Nacionalidade  Estados Unidos
Morte 16 de abril de 1971 (70 anos)
Londres
Ocupação Atriz, cantora, dançarina e escritora.
Cônjuge Ben Lyon (1930-1971)
Atividade 1910–1960
IMDb: (inglês)

Bebe Daniels (Dallas, 14 de janeiro de 1901 - Londres, 16 de março de 1971) foi uma atriz, cantora, dançarina, escritora e produtora estadunidense. Atuou em Hollywood durante o cinema mudo como atriz criança, e mais tarde tornou-se mais conhecida por seus trabalhos no rádio e televisão no Reino Unido. Durante sua vida, Daniels atuou em mais de 230 filmes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu como Phyllis Virginia Daniels, e Bebe era um apelido de infância, em Dallas, no Texas; seu pai era um gerente de teatro e sua mãe uma atriz teatral.[1] Sua família mudou-se para Los Angeles quando era bem nova, e já aos quatro anos de idade iniciou sua carreira, na primeira versão de The Squaw Man. No mesmo ano de 1905 ela participou de uma turnê teatral na peça de Shakespeare, Ricardo III. No ano seguinte participou de produções de Morosooa e David Belasco.

Com a idade de sete anos Daniels estrelou seu primeiro papel no cinema, como a jovem heroína em A Common Enemy. Aos nove foi Dorothy Gale, no curto filme de 1910 The Wonderful Wizard of Oz. Aos catorze anos contracenou com o comediante Harold Lloyd na série de dois filmes cômicos de Lonesome Luke, começando por Giving Them Fits, de 1915. Ambos evoluíram para um romance, formando um par romântico que em Hollywood ficou conhecido por "The Boy" e "The Girl".[2]

Em 1919 ela decidiu mudar a categoria de filmes em que atuava para papéis dramáticos, aceitando um contrato que lhe foi oferecido por Cecil B. DeMille, que então a escalou para papéis secundários em filmes como Male and Female (1919), Why Change Your Wife? (1920), e The Affairs of Anatol (1921).

Bebe Daniels em 1925.

Na década de 1920 Daniels estava contratada pela Paramount Pictures. Foi considerada uma estrela adulta em 1922 e em 1924 atuou junto a Rodolfo Valentino em Monsieur Beaucaire. Depois disto participou de uma série de filmes populares, como Miss Bluebeard, The Manicure Girl, e Wild Wild Susan. A Paramount não renovou seu contrato com o advento do cinema falado. Ela foi, então, contratada pela RKO Pictures, onde, de início, estrelou o filme sonoro Rio Rita, um dos maiores sucessos daquele ano, fazendo de Bebe Daniels uma estrela reconhecida, sendo contratada pela RCA Victor para gravar várias canções de seu catálogo.

Na Radio Pictures estrelou uma série de musicais, como Dixiana e Love Comes Along, ambos de 1930. No final deste ano apareceu na comédia musical Reaching for the Moon mas, como os filmes musicais haviam saído de moda àquela altura, as cenas tiveram que ser cortadas antes de sua estréia. Como seu nome estava associado a este gênero de filmes, o estúdio não renovou seu contrato. A Warner Brothers, entretanto, percebeu que ela era um atrativo para bilheteria e lhe ofereceu um contrato, que foi aceito. Em seus anos neste estúdio estrelou filmes como My Past (1931), Honor of the Family (1931) e o grande sucesso de 1931 O Falcão Maltês. Em 1932 aparece em Silver Dollar e no sucesso Busby Berkeley, e na comédia musical 42nd Street (1933) onde canta mais uma vez. Seu último filme na Warner foi Registered Nurse (1934).

Aposentou-se de Hollywood em 1935. Com o esposo, o também ator de cinema Ben Lyon, com quem se casara em 1930, mudou-se para Londres. Ali, alguns anos mais tarde, estrelou a produção teatral britânica do musical Panama Hattie, de Ethel Merman. O casal Lyon, em seguida, participou de espetáculas radiofônicos da BBC. O mais notável destes foi uma série chamada Hi Gang, que permaneceu no ar ao longo das décadas, desfrutando de grande popularidade durante a II Guerra Mundial. Daniels escreveu a maior parte dos diálogos, e o casal permaneceu apresentando-o mesmo durante o período da blitzkrieg.

Após a guerra, foi agraciada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Harry S. Truman em reconhecimento aos serviços prestados durante o conflito. Em 1945 voltou a Hollywood onde trabalhou por um curto período como produtora da Hal Roach e Eagle Lion. Regressou para a Inglaterra em 1948, lá vivendo o resto de sua vida. Bebe, seu marido, o filho Richard e a filha Barbara estrelaram o programa radiofônico de sitcom Life With The Lyons (1951 a 1961), que posteriormente foi levado à televisão.

Faleceu aos 70 anos de idade, em decorrência de um derrame cerebral.[3] Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram sepultadas no Hollywood Forever Cemetery, Hollywood, Los Angeles.[4]

Referências

  1. Golden, Eve, McFarland, Golden Images: 41 Essays on Silent Film Stars, 18, 2001. ISBN 0-786-40834-0
  2. Lussier, Tim. The Girl and The Boy, "Bebe and Harold Were A Perfect Match On and Off The Screen" (em inglês). Página visitada em 19/04/2010.
  3. Donnelley, Paul, Omnibus Press, Fade to Black: A Book of Movie Obituaries, p. 301, 1 de novembro de 2005. ISBN 1-844-49430-6
  4. Bebe Daniels (em inglês) no Find a Grave.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bebe Daniels