Bebida láctea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bebida láctea é um alimento composto de soro de leite e de leite, cuja composição láctea não é inferior a 51% da massa total do produto.[1]

Além disso, as bebidas lácteas são menos nutritivas e menos densas que os iogurtes.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Bebida láctea fermentada
  • Bebida láctea tratada termicamente após fermentação

Algumas diferenças entre bebida láctea e iogurte são: a bebida láctea tem menos calorias que o iogurte; enquanto que a bebida láctea pode ter até 49% de derivados não lácteos, o iogurte pode ter até 30%; o iogurte tem mais bactérias benéficas do que a bebida láctea; a bebida láctea leva soro, no iogurte não é obrigatório; a bebida láctea pode ter gordura vegetal; o teor mínimo de proteínas na bebida láctea é 1g/100g e no iogurte, não pode ser menor do que 2,03g/100g ou 2,9/100g, dependendo da quantidade de polpa; a bebida láctea custa muito menos do que o iogurte (no Brasil, os iogurtes são caríssimos se comparados com preços de países da América do Norte e Europa, custando 2 ou 3 vezes mais) e tem sabor parecido.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.