Anexo:Lista de personagens de Teenage Mutant Ninja Turtles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bebop e Rocksteady)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Essa é uma lista de personagens do universo das Tartarugas Ninja.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

As Tartarugas[editar | editar código-fonte]

Donatello em um pôster de Teenage Mutant Ninja Turtles (2007)

Um menino, ao impedir que um cego fosse atropelado por um caminhão, fora atingido no rosto por um tubo que esse caminhão trazia e deixou o aquário que carregava com 4 tartarugas dentro cair (essa origem parodia o personagem da Marvel, Demolidor). As tartarugas e o tubo quebrado foram para o esgoto. Banhadas pela substância estranha do tubo, foram salvas pelo rato Splinter - e os répteis e o rato acabaram sofrendo mutações do líquido, ficando grandes e antropomórficas. O rato resolveu então instrui-los no ninjitsu.

Em outra versão, vista nos desenhos de 1987 e 2012, esse menino tropeçou e deixou o aquário das tartarugas cair. Hamato Yoshi os achou e cuidou delas, até que a substância apareceu. Expostos a ela, Hamato e as tartarugas se tornaram mutantes.

Nos quadrinhos, todas as Tartarugas usavam bandanas vermelhas na cabeça. O desenho de 1987 botou cada personagem usando uma cor diferente para melhor diferenciá-los, e todas as versões desde então utilizam-se do mesmo esquema cromático.

Leonardo[editar | editar código-fonte]

Leonardo (apelidado "Leo") é o líder de fato das tartarugas. Sua bandana é azul, e sua arma são duas katanas. Seu nome vem do inventor e pintor Leonardo da Vinci.

Donatello[editar | editar código-fonte]

Donatello ("Don" ou "Donny"), é o inventor do grupo. Sua bandana é roxa, e sua arma é um cajado bô (também chamado de bastão). Seu nome vem do escultor Donato di Niccoló di Betto Bardi.

Michelangelo[editar | editar código-fonte]

Michelangelo ("Mikey"; a versão em inglês muitas vezes soletrava errado como "Michaelangelo") é o cômico e extrovertido do grupo, e o maior comedor de pizza. Sua bandana é laranja, e sua arma é um par de nunchakus (em países em que a arma é ilegal, Michelangelo era adaptadas para brandir tonfas ou ganchos). Seu nome vem do pintor e escultor Michelangelo Buonarroti.

Rafael[editar | editar código-fonte]

Rafael ("Raph") é o anti-herói do grupo, mal-humorado e especializado em tiradas sarcásticas (geralmente tendo Michelangelo como alvo). Sua bandana é vermelha, e sua arma é um par de sais. Seu nome vem do arquiteto Rafael Sanzio.

Splinter[editar | editar código-fonte]

O rato Splinter é o mentor das Tartarugas, responsável por introduzi-las ao ninjitsu. É uma paródia do mentor do Demolidor, Stick. Há duas origens para Splinter:

  • Nas histórias originais, nos filmes e o desenho de 2003, Splinter era o rato de estimação do ninja Hamato Yoshi, que o trouxera com ele para Nova York. Após Yoshi ser assassinado pelo rival Oroku Saki, Splinter fora para os esgotos, e um dia viu quatro tartarugas caírem, banhadas por uma substância estranha. Foi resgatá-las, sendo também exposto ao líquido. Assim como as tartarugas, Splinter fora mutado para uma forma antropomórfica, e resolveu ensiná-las para vingar a morte de Yoshi.
  • Nos desenhos de 1987 e 2012, Splinter é Hamato Yoshi, que fugiu para a América após um confronto com Oroku Saki (que no original incriminou Yoshi, e no mais recente incendiou a casa de Yoshi, matando sua esposa). No desenho de 1987, Splinter escondeu-se nos esgotos, onde encontrou as tartarugas. Um dia, tentando matar Yoshi, Saki (já como o Destruidor) jogou o líquido mutagênico nos esgotos. As tartarugas mutaram-se em forma humana, enquanto Yoshi tornou-se um rato. No de 2012, Splinter compra as tartarugas em uma loja de animais de Nova York, e logo em seguida enfrenta dois androides Kraang, que ao derrubarem um vidro com um líquido mutagênico deixaram as tartarugas mais humanas e Splinter com as características de um rato do beco. Splinter e as Tartarugas então fogem para o esgoto.

Destruidor[editar | editar código-fonte]

Oroku Saki, o Destruidor (Shredder), é o principal vilão da série. O Destruidor é o líder do Clã Foot (Pé; paródia da organização criminosa "The Hand (mão)" da Marvel Comics), uma organização criminosa constituída de ninjas. Seu uniforme é uma armadura metálica (parecida com a dos samurais) coberta de espinhos, um capacete triangular e uma máscara que deixa apenas seus olhos aparecendo. Curiosamente, nos quadrinhos originais o Destruidor é um vilão menor, que morre já na primeira edição e é clonado apenas para morrer outra vez.

Divergências quanto às origens[editar | editar código-fonte]

  • Nas histórias em quadrinhos: Oroku Nagi, irmão de Oroko Saki disputava o amor de uma mulher chamada Tang Shen com Hamato Yoshi. Shen porém amava Yoshi, que acabou entrando em confronto com Nagi que acabou na morte de Nagi. Por causa disto Yoshi e Shen fugiram para Nova York. Saki seguiu-os e matou-os. Mas o rato de Yoshi, Splinter, sobrevivera e criara as Tartarugas Ninja para combatê-lo.
  • Nos filmes: Oroku Saki era quem disputava o amor de Tang Shen com Hamato Yoshi, por causa disto os dois fugiram para Nova York. Nesta versão Saki também seguiu-os e matou-os e o rato de Yoshi, Splinter, sobrevivera e criara as Tartarugas Ninja para combater o mal.
  • No desenho de 1987: Saki e Yoshi eram membros do Clã Foot. Saki incriminou Yoshi, que acabara obrigado a fugir para Nova York. Saki, já como Destruidor, mudou-se para a América, onde aliou-se ao alienígena Krang e substituiu os soldados Foot por robôs. Também tentou matar Yoshi jogando mutagênico no esgoto, mas Yoshi apenas mutara-se junto com as tartarugas.
  • No desenho de 2003: o Destruidor é Ch'rell, um alienígena da raça Utrom. Ch'rell era um criminoso sendo transportado para uma prisão, que sabotou a nave e fez-a cair na Terra. Os Utroms confeccionaram corpos robóticos humanos para manterem-se ocultos até que a raça humana tivesse tecnologia que os permitissem voltar; Ch'rell roubou um dos corpos, assumiu a identidade de Oroko Saki e posteriormente o vestiu numa armadura japonesa, virando o Destruidor.
  • No desenho de 2012: Saki se tornou rival de Yoshi ao disputarem o amor de Tang Shen, e forçou a ida de Yoshi para a América ao incendiar sua casa para matar sua família. Após se tornar líder do Clã Foot com o codinome Destruidor, se muda para Nova York ao saber que Yoshi, agora transformado em Splinter, está na cidade.

April O'Neil[editar | editar código-fonte]

April O'Neil é a principal aliada das Tartarugas, aparecendo em todas as adaptações exceto pelo seriado Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação.

Nos quadrinhos originais e no desenho de 2003, April era assistente do cientista louco Baxter Stockman antes de ser salva pelas Tartarugas. No desenho de 1987 e nos filmes, April é uma repórter televisiva que encontra as Tartarugas ao ser atacada nos esgotos. No desenho de 2012, April é uma jovem de 16 anos que mora em Nova York com sua tia, que conhece as Tartarugas - com Donatello se apaixonando pela adolescente - após seu pai cientista ser sequestrado pelos extraterrestres Kraang.

Casey Jones[editar | editar código-fonte]

Casey Jones é um "justiceiro solitário", que se oculta atrás de uma máscara de hóquei (que o dá certa semelhança com Jason Voorhees) e usa equipamento esportivo (tacos de hóquei, |golfe, críquete e beisebol) para espancar criminosos. Também costuma ser namorado de April O'Neil.

Casey aparece em todos as adaptações, exceto o segundo filme e Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação.

Vilões recorrentes[editar | editar código-fonte]

Baxter Stockman[editar | editar código-fonte]

Baxter Stockman é um cientista louco com aparições nos quadrinhos e nas duas animações. Ele era originalmente negro e no desenho de 1987 era branco. Sua principal criação foram os Mousers, robôs criados para caçar ratos (mas usados nos quadrinhos e no desenho de 2003 para roubar bancos, no desenho de 2012 para furtos e ataques, e no desenho de 87 para caçar Splinter).

Nos quadrinhos originais, Stockman era independente do Destruidor. No desenho de 1987, ele se alia ao Destruidor inicialmente para construir os Mousers, e durante um incidente em que Kraang tenta desintegrá-lo, uma mosca entra no equipamento e torna Baxter um homem-mosca (referência ao filme A Mosca), que passa a buscar vingança.

No desenho de 2003, ele volta a ser negro e é um cientista louco empregado do Destruidor, posteriormente tem o corpo destruído, tendo a cabeça comandando um androide dos Ultrons.

No desenho de 2013, Stockman é um cientista que trabalhava na TCRI (uma empresa científica responsável pelo mutagênico que transformou Splinter e as Tartarugas) antes de ser demitido por um incidente com a fotocopiadora. As Tartarugas o derrotam quando Stockman tenta atacar a TCRI em uma armadura, mas o cientista usa uma das invenções de Donatello para aperfeiçoá-la. Depois é reencontrado liderando um exército de Mousers, e é contratado pelo Destruidor.

Cabeça-de-Couro[editar | editar código-fonte]

Cabeça-de-Couro (Leatherhead) é um crocodilo mutante, que aparece nos quadrinhos e nos desenhos de 1987 e 2003. Atua mais como vilão, mas no desenho de 2003, chegou a ajudar as Tartarugas, e no desenho de 2013 é um aliado.

Rato Rei[editar | editar código-fonte]

O Rei Rato (Rat King) é um homem que vive nos esgotos, em companhia dos ratos (no desenho de 1987, ele até os controla), e aparece nos quadrinhos e nos desenhos de 1987 e 2003. Sua aparência é coberta de bandagens e roupas rasgadas. No desenho de 2012 o Rei Rato é um cientista que ao tentar aprender a telepatia acaba descobrindo como controlar os ratos.

Karai[editar | editar código-fonte]

Karai é uma ninja do alto escalão no Clã Foot.

Nos quadrinhos é uma personagem relativamente menor, liderando seu próprio esquadrão do Foot, e em certo ponto pegando a armadura de Oroku Saki para se passar pelo Destruidor. Tem maior participação no desenhos de 2003 e 2013, no qual ela é filha adotiva do Destruidor. Na versão de 2003, Karai chega a brandir sua armadura mas se torna aliada das Tartarugas, e em 2013, é na verdade Miwa, a filha supostamente morta de Hamato Yoshi, o Splinter - o Destruidor sequestrou-a durante o incêndio que matou sua mãe Tang Shen, e durante seu crescimento convenceu Karai que Splinter foi responsável pela morte da mãe. No filme de 2007, Karai é a nova líder do clã Foot.

Krang[editar | editar código-fonte]

No desenho de 1987, Krang era um alienígena da Dimensão X, um cérebro sem corpo que se alia ao Destruidor. Foi inspirado em uma raça dos quadrinhos chamada Utrom - tanto que quando os Utrom apareceram na série de 2003, um dos episódios tem um Utrom chamado Krang. No desenho de 2013, os alienígenas de ambas as séries são combinados na raça inimiga Kraang, um dos principais inimigos por causarem a mutação de Splinter e as Tartarugas e sequestrarem o pai de April O'Neil.

Dragões Roxos[editar | editar código-fonte]

Os Dragões Roxos são uma gangue do Lower East Side, identificáveis por uma tatuagem de dragão. Nos quadrinhos originais, aparecem no primeiro gibi, onde são massacrados pelas Tartarugas. No desenho de 1987 uma gangue semelhante aparece, mas sem ser nomeada, atacando April antes desta ser salva pelas Tartarugas. Mais tarde o Destruidor recruta dois membros desta gangue, Bebop e Rocksteady, para se tornarem mutantes.

Slash[editar | editar código-fonte]

Slash é uma tartaruga de estimação mutante em duas encarnações animadas.

  • No desenho de 1987, Slash era a tartaruga de estimação de Bebop, que usou um mutagênico nela para criar outro mutante para ajudar no serviço. Porém Slash tornou-se furioso e rebelde. Slash também aparece em dois videogames como chefe.
  • No desenho de 2012, Slash era Spike, uma tartaruga que Rafael resgatou nos esgotos. Na segunda temporada, acabou sendo transformado, e logo começou a atacar as tartarugas.

Personagens do desenho de 1987[editar | editar código-fonte]

Bebop e Rocksteady[editar | editar código-fonte]

Bebop e Rocksteady são dois capangas idiotas do Destruidor, mutados com o mesmo líquido que criara Splinter e as Tartarugas (Bebop virou um homem-javali, e Rocksteady, um rinoceronte) adquirindo uma imensa força, quase chegaram a derrotar as Tartarugas na primeira aparição, porém foram derrotados e volta e meia apanham facilmente deles. São batizados com o nome de dois gêneros musicais (Bebop é um estilo de Jazz, e Rocksteady um ritmo jamaicano precursor do reggae).

Lord Dregg[editar | editar código-fonte]

Lord Dregg é um conquistador alienígena que se torna o principal antagonista nas duas últimas temporadas do desenho de 1987, após Krang e o Destruidor serem banidos para a Dimensão X.

Irma[editar | editar código-fonte]

Irma Langinstein é a secretária do Canal 6 e a melhor amiga de April O'Neil. Frequentemente entra em problemas causados pelo Destruidor.

No desenho de 2012, April é amiga de outra Irma, uma gótica introvertida.

Burne Thompson[editar | editar código-fonte]

Burne Thompson é o editor-chefe do Canal 6, que odeia as Tartarugas e as considera fonte de crimes apesar de sua repórter April ser amiga delas.

Vernon Fenwick[editar | editar código-fonte]

Vernon Fenwick é um câmera do Canal 6, frequentemente escalado para trabalhar com April O'Neil. Ás vezes vira repórter, mas seu medo acaba fazendo-o desistir.

Personagens dos filmes[editar | editar código-fonte]

Tokka e Rahzar[editar | editar código-fonte]

Tokka e Rahzar são uma tartaruga-aligator e um lobo afetados pelo mesmo mutagênico que criou as Tartarugas Ninjas no filme Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze. Também são chefes em dois videogames, aparecem em um episódio do desenho de 1987 e tem uma participação rápida no telefilme Tartarugas Ninja Para Sempre.

Personagens do seriado de 1997[editar | editar código-fonte]

Venus de Milo[editar | editar código-fonte]

Venus de Milo (batizada em homenagem à estátua homônima) é uma tartaruga fêmea que vem da China para ajudar as tartarugas quando seu pai Chung I acaba morrendo e Mestre Splinter a chama para combater e acabar de vez com o Destruidor. Ela usa seus poderes Shinobi para enfrentar seus inimigos. Tinha uma possível queda por Leonardo.

Dragonlord[editar | editar código-fonte]

Dragonlord é o principal vilão do seriado apos a morte do Destruidor que coloca as tartarugas em perigo com os soldados Rank e o mascote Wick um dragão.Dragonlord é um mestre que pretendia matar o Mestre Splinter com suas proprias forças e invadir a cidade de Nova York

Silver[editar | editar código-fonte]

Silver é um yeti do Himalia que preferiu ser criminoso em Nova York à viver nas montanhas, ele atua como chefe de uma quadrilha roubando dinheiro do estado e criando sua própria fortuna. Para ajudar nos golpes ele contrata dois capangas completamente estúpidos. Silver costuma ter explosões de raiva quando chamado de "macaco".

Dr Quease[editar | editar código-fonte]

Doutor Quease é um cientista brilhante especialista em mutação genética, mas completamente louco que acaba virando um vilão com a ajuda de Dragonlord. Donatello é o maior fã da ciência dele, entretanto ele não consegue impedi-lo de se tornar mal. Seu principal objetivo é capturar as tartarugas e descobrir o que causou a mutação para assim modificar seu próprio corpo e o do Dragonlord.

Simon Bonesteel[editar | editar código-fonte]

Simon Bonesteel é um mercenário que trabalhava nas ruas de Nova York, quando as tartarugas encontraram um filhote ele acabou colocando-as em risco ao resolver caça-las. Seu objetivo é ficar rico após capturar e vender as tartarugas.

Vam Mi[editar | editar código-fonte]

Vam Mi é uma vampira que manteve-se hibernada durante séculos, seus dois assistentes vampiros revivem-na através de uma poção mágica que a manteria viva por quatro dias, entretanto para sobreviver ela precisa do seu coração que foi arrancando por Chung I após derrotá-la. Ela então segue da China para Nova York atrás de Venus de Milo, que é quem mantinha seu coração sob posse.

Personagens do desenho de 2003[editar | editar código-fonte]

Hun[editar | editar código-fonte]

Hun é o líder dos Dragões Roxos e o braço direito do Destruidor. Odeia as Tartarugas e tem intensa rivalidade com Casey Jones, já que os Dragões Roxos mataram seu pai. Em Tartarugas Ninja Para Sempre, acaba para seu desgosto sendo transformado com o mutagênico em uma tartaruga gigante. Nos quadrinhos da Mirage, apareceu em uma história de 2009 com o nome Hunter Mason.

Personagens do desenho de 2012[editar | editar código-fonte]

Chris Bradford[editar | editar código-fonte]

Chris Bradford era um conhecido lutador de artes marciais, com certa semelhança com Chuck Norris, que se tornou ídolo de Michelangelo. Porém as Tartarugas acabaram descobrindo que Bradford era capanga do Destruidor, e o combateram algumas vezes. Em certo ponto é transformado pelo mutagênico em um homem-Akita, apelidado por Michelangelo de "Dogpound". Uma nova mutação inspirou o nome Rahzar.

Xever[editar | editar código-fonte]

Xever é um dos capangas do Destruidor, recrutado de uma prisão brasileira onde fazia armas. No clã Foot se tornou rival de Bradford por acreditar merecer mais atenção. Na mesma ocasião que Bradford se tornou um homem-cão, Xever virou um homem-peixe, apelidado "Fishface" por Michelangelo, por causa de um peixe que havia tocado no mercado de Chinatown.