Bedazzled

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bedazzled
Sedutora Endiabrada (PT)
Endiabrado (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2000 • cor • 93 min 
Direção Harold Ramis
Produção Trevor Albert
Harold Ramis
Roteiro Larry Gelbart
Harold Ramis
Peter Tolan
Baseado em Bedazzled de Peter Cook &
Dudley Moore
Elenco Brendan Fraser
Elizabeth Hurley
Frances O'Connor
Gênero Comédia romântica
Fantasia
Idioma Inglês
Música David Newman
Cinematografia Bill Pope
Edição Craig Herring
Estúdio Regency Enterprises
Kirch Media
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 20 de outubro de 2000
Brasil 10 de novembro de 2000
Portugal 15 de dezembro de 2000
Orçamento US$48 milhões
Receita US$90,383,208
Cronologia
Último
Último
Bedazzled
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Bedazzled (br: Endiabrado; pt: Sedutora Endiabrada) é um filme de comédia romântica e fantasia de 2000, e é um remake de Bedazzled de (1967) originalmente escrito por Peter Cook e Dudley Moore. Ele foi dirigido por Harold Ramis e estrelam Elizabeth Hurley e Brendan Fraser. O filme ganhou em 2001 Golden Trailer Awards para de melhor sequência.

Em determinada cena do filme, Elizabeth Hurley aparece com dois cachorros, cujos nomes são Dudley e Peter. Trata-se de uma homenagem aos atores Dudley Moore e Peter Cook, que estrelaram a versão original do filme.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Elliot Richards (Brendan Fraser) é um insatisfeito funcionário em um call-centers em São Francisco e não tem amigos verdadeiros. Ele tem um queda por sua colega, Alison Gardner (Frances O'Connor), mas falta a coragem de por seus sentimentos para fora. Após Elliot levar um fora em um bar ao tentar falar com Alison, ele diz que daria qualquer coisa para conquistar Alison. O demônio (Elizabeth Hurley), sob a forma de uma mulher bonita, ouve esse desejo e oferece um contrato a Elliot. Ela dará Elliot sete desejos e, em retorno, Elliot dará a sua alma.

Como seria de esperar de uma barganha com Satanás, existe uma captura para o negócio. Não importa o que Elliot peça, o Diabo distorce o seu desejo de tal forma que ele está sempre insatisfeito com o resultado.

  • Como um desejo-teste, ele pede um McDonalds Big Mac e uma Coca Cola. O diabo leva-o ao McDonalds e coloca a ordem em seu nome. Elliot tem de pagar por isso, pois como diz o ditado, "não existe tal coisa como uma refeição gratuita".
  • Ele deseja ser rico e poderoso, com Alison como sua esposa. O demônio faz dele um traficante de cocaína colombiano cuja esposa despreza-o e está a tendo um caso com o seu professor de língua, e cujos parceiros comerciais estão prestes a assassina-lo.
  • Ele deseja ser emocionalmente sensível. O demônio faz ele tão sensível que ele passa a maior parte do seu tempo à chorar como tudo que é belo. Alison, em seguida, se contradiz e diz que quer um homem com seja forte e vista as suas calças sozinho.
  • Ele pretende ser um atleta superstar. O demônio faz dele um indetivel jogador de basquete de 3 metros, mas dá também um extremamente pequeno pénis e igualmente baixo Q.I. (como um evidente vocabulário muito limitado), Alison, que acaba por perder o interesse nele.
  • Ele pede por ser inteligente, espirituoso e bem-dotado. O diabo concede fazendo dele um famoso escritor, que é na verdade é um homossexual, vivendo com um parceiro masculino.

Após cada desejo ser rejeitado surge a marcação '666 em uma pager), a cada vez Elliot volta a ter uma reunião com o diabo em que ela acusa-o de não serem suficientemente específico nas suas aspirações e pede-lhe para tentar novamente. Estas reuniões ocorrem em uma variedade de locais, com o Diabo cada vez em um papel diferente, em que ela leva a cabo uma série de atos de maldade quotidianos mandando para casa uma classe cheia de estudantes de sua aula sem qualquer e se lembrarem que não tem nenhum interesse em ser educados, trocando a medicação em um carrinho de doces de hospital(embora ela explica que estes foram placebos), forçando parquímetros a expirar, e escrever multas para carros estacionados. O papel que ela desempenha (professora, enfermeira, agente da polícial, cheerleader) podem ser vistos como objectos típicos de fantasias sexuais masculinas. Em uma das cenas excluídas ela usa um disfarce de empregada francesa.

Eventualmente ele volta ao trabalho, tendo tempo para pensar sobre o que seria melhor fazer com os dois últimos desejos. O diabo lembra que, em sua primeira reunião, ele pediu por um Big Mac e Coca. Esta contagem contra o seu total, deixando apenas um desejo restante.

Em seguida, ele vai para uma igreja buscando a ajuda de Deus, onde confessa a um padre que está disposto a ajudá-lo. Mal ele acabado de confessar, ele é levado para fora da igreja por políciais. O sargento o prende, e o diabo agora vestida e agindo como uma policial, começa a levá-lo para a prisão. Onde ele encontra um misterioso estranho (Gabriel Casseus), que revelou-se mais tarde o próprio Deus, que diz a ele que ele não pode vender a sua alma, pois pertence a Deus mais do que a ele. Elliot volta para o diabo e pede a ela para cancelar seu contrato. Quando o diabo se recusa, Elliot afirma que ele não vai usar o seu último desejo. No entanto, existe também uma data de expiração para os desejos, e o Diabo furioso teleporta Elliot com ela para os seus domínios, o inferno, onde ela transforma-se num primeiro momento em um monstro negro cifrido, em seguida, em uma gigante, que é muito maior do que o aterrorizado Elliot. Quando o diabo impele-o a fazer um último desejo, Elliot revela que ele deseja que Alison tenha uma vida feliz. O diabo gigante olha para ele, em seguida, se desfaz em um milhão de pedaços, e Elliot cai nas profundezas do 'inferno'. Elliot acorda em uma escadaria em mármore, perguntando se é o céu. O diabo diz a ele que ele não passa de um tribunal e que, pelos termos do seu contrato, um desejo altruísta burlava o trato, de modo que ele recebe de volta a sua alma.

Antes eles partam Elliott do seu jeito admite que, não obstante a sua manipulação do diabo ele gosta dela e respeita-a como uma amiga, algo que ela não se opõe. Ela simplesmente diz que a clássica batalha de Deus versus Diabo é uma farsa, e no final, Céu e Inferno podem ser encontradas na Terra. Basta o homem escolher. Isto implica que o Diabo pode simplesmente ser apenas um outro agente de Deus, enviado para seduzir os seres humanos. Isto é ainda reforçado quando ela é vista jogando um amigável jogo de xadrez com Deus. (Apesar do fato, quando ele vira de costas ela fez uma tentativa de alterar as peças.)

Elliot finalmente aborda Alison diretamente e pede a ela, apenas para descobrir que ela está envolvida com alguém. Ele aceita numa boa e continua com sua vida, em breve uma nova vizinha, Nicole Delarusso (também interpretada por Frances O'Connor), acaba entrando num relacionamento com ele.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Bedazzled tem recepção mista por parte da crítica especializada. Com o Tomatometer de 49% em base de 113 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Embora tenha seus momentos engraçados, este remake é essencialmente um filme de uma piada com muitas manchas planas". Por parte da audiência do site tem 43% de aprovação.[2]

O filme foi um sucesso de bilheteria.[3] [4]

Referências

  1. Bedazzled (em português) InterFilmes. Página visitada em 17 de janeiro de 2014.
  2. Bedazzled (em inglês) Rotten Tomatoes. Página visitada em 17 de janeiro de 2014.
  3. ENTERTAINMENT | Bedazzled charms UK box office BBC News (2000-11-14). Página visitada em 2014-04-08.
  4. October 23, 2000, RICHARD NATALE (2000-10-23). 'Parents' Gets In the Last Word With Moviegoers - Los Angeles Times Articles.latimes.com. Página visitada em 2014-04-08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Bedazzled