Behind Enemy Lines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Behind Enemy Lines
Atrás das Linhas do Inimigo (PT)
Atrás das Linhas Inimigas (BR)
 Estados Unidos
2001 • Cor • 106 min 
Direção John Moore
Produção John Davis
Coprodução Alex Blum
Produção executiva Stephanie Austin
Wyck Godfrey
Roteiro David Veloz
Zak Penn
Elenco Owen Wilson
Gene Hackman
Vladimir Mashkov
Joaquim de Almeida
David Keith
Olek Krupa
Género Guerra
Ação
Idioma Inglês
Sérvio
Música Don Davis
Direção de arte Ivo Rusnjak
Figurino George L. Little
Cinematografia Brendan Davis
Edição Paul Martin Smith
Estúdio 20th Century Fox
Lançamento 30 de novembro de 2001
Orçamento US$ 40 milhões
Receita US$ 91.753.202[1]
Página no IMDb (em inglês)

Behind Enemy Lines (br: Atrás das Linhas Inimigas; pt: Atrás das Linhas do Inimigo) é um filme estadunidense de 2001, do gênero guerra, dirigido por John Moore.

O filme é vagamente baseado num episódio da Guerra da Bósnia, quando um avião F-16 foi abatido perto da cidade de Mrkonjić Grad em 2 de junho de 1995. No filme o avião é um F/A-18 Hornet e o incidente ocorreu no Natal, logo após o Acordo de Dayton.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dois aviadores das forças americanas da OTAN, o piloto Jeremy "Smoke" Stackhouse e o navegador Chris "Longhorn" Burnett, estão aborrecidos com os seguidos cancelamentos das missões de patrulhamento.

Escalados para um vôo de reconhecimento fotográfico no dia do Natal, ao sobrevoarem a zona do armistício negociado, notam algo no radar e resolvem verificar, mesmo sabendo que sairão da rota planejada. Ao executarem a manobra, eles são detectados por tropas sérvias. Ao ser informado, o general Lokar acredita que a aeronave fotografou a vala comum de um massacre étnico contra uma população civil e ordena o ataque.

O avião é derrubado por míssil superfície-ar e a tripulação, ejetada, aterriza na zona de guerra dominada pelos sérvios. Stackhouse é ferido na perna e Burnett procura uma posição mais elevada para enviar um sinal de resgate. Enquanto o ferido está sozinho, chegam as tropas sérvias e o piloto é executado. Chris observa tudo e também é avistado e perseguido pelos inimigos. Determinado a eliminar o aviador americano, o general Lokar designa o seu oficial Bazda e o rastreador Sasha em sua perseguição. Burnett empreende fuga na expectativa de ser resgatado pelas tropas do Almirante Reigart. Este porém não pode agir pois seus superiores não querem entrar na zona de guerra, o que poderia significar o fim do acordo de paz.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Nenhum ator que participou da produção era na verdade sérvio. Croatas foram quem instruiram os atores na língua sérvia. O ator Vladimir Mashkov, que faz o rastreador sérvio, é russo.
  • O filme foi gravado na Eslováquia.
  • O porta-aviões que aparece no filme é o USS Carl Vinson (CVN-70), mas os interiores são do USS Constellation (CV-64).
  • Houve duas continuações: Atrás das Linhas Inimigas II: O Eixo do Mal e Atrás das Linhas Inimigas III: Operação Colômbia.
  • A estátua de anjo que aparece no filme no topo de um penhasco, é na verdade uma réplica da que se localiza na vila eslovaca de Háj.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o