GRES Beija-Flor
| Beija-Flor | |
|---|---|
Beija-Flor |
|
| Fundação | 25 de dezembro de 1948 (63 anos) |
| Escola-madrinha | Portela |
| Cores | Azul e Branco |
| Símbolo | Beija-flor |
| Bairro | Centro de Nilópolis |
| Presidente | Nelson Alexandre Sennas David (Nelsinho) |
| Presidente de honra | Anísio Abraão David |
| Comissão de carnaval | Laíla Fran-Sérgio Ubiratan Silva Victor Santos André Cezari |
| Intérprete oficial | Neguinho da Beija-Flor |
| Diretor de carnaval | Laíla |
| Diretor de harmonia | Laíla |
| Diretor de bateria | Comissão de Bateria Mestre Plínio Mestre Rodnei Nego Binho |
| Rainha da bateria | Raíssa de Oliveira |
| Mestre-sala e porta-bandeira | Claudinho e Selmynha Sorrizo |
| Coreógrafo | Fabio de Mello [1] |
| Desfile de 2013 | |
Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor é uma escola de samba do Rio de Janeiro, campeã doze vezes do Grupo Especial do Carnaval Carioca. Está localizada na rua Pracinha Wallace Paes Leme,1025 no município de Nilópolis, Baixada Fluminense.[2]
Por vezes é chamada informalmente de Beija-Flor de Nilópolis, numa referência à sua cidade de origem, porém esta denominação não é oficial.[3]
Ao todo, a Beija-Flor venceu 12 dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, nos anos de: 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011. Foi vice campeã outras 11 vezes, nos anos de: 1979, 1981, 1985, 1986, 1989, 1990, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2009. Fora do carnaval, a escola Nilopolitana sedioará um evento de MMA denominado Beija-Flor Fight Combat[4], onde contará com lutadores da Região Metropolitana no esporte que cada vez cresce. recebendo logo de início a quadra lotada[5].
Índice |
[editar] História
A Beija-Flor foi formada por um bloco carnavalesco, de Nilópolis, no dia 25 de Dezembro de 1948, por um grupo formado por Martje F., Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter da Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva.
Mas foi a mãe de Negão da Cuíca, Dona Eulália, que sugeriu o nome da agremiação, o que lhe valeu o direito de ser admitida como fundadora. O nome foi inspirado no Rancho Beija-Flor, que existia na cidade de Valença, na região serrana do Rio.
Somente em 1953, o bloco, que virou um vitorioso no bairro, se transformou em escola de samba, fazendo o seu primeiro desfile oficial em 1954 pelo Segundo Grupo, quando obteve a primeira colocação. Vice-campeã do segundo grupo novamente em 1962, foi novamente rebaixada após o décimo e último lugar de 1963. Em 1964, amargou novo rebaixamento, indo parar na terceira divisão do carnaval.
Após vários anos pelas divisões inferiores, apenas em 1973, quando apresentou um enredo sobre a educação, conquistou o vice-campeonato do segundo grupo, conquistando novamente o acesso à divisão principal.
A história da agremiação, pode ser dividida em duas partes: antes e depois de Joãosinho Trinta, que assumiu o cargo de diretor em 1976, com um enredo em homenagem ao jogo do bicho. Os desfiles assinados são considerados pela maior parte da crítica como antológicos, pois mesmo quando não vencia, provocava admiração nos espectadores.
Foi o que aconteceu em 1989 quando a escola, conhecida pelo luxo de suas alas e alegorias, surpreendeu o público com o enredo "Ratos e urubus, larguem a minha fantasia" levando para o Sambódromo carros e alas repletos de lixo, além de uma réplica do Cristo Redentor mendigo.
Após uma ação judicial proposta pela Igreja Católica, a imagem foi proibida pela Justiça, e a alegoria passou pelo desfile coberta por um plástico, a frente do qual se podia ler "mesmo proibido, olhai por nós". Mesmo com isso no meio do desfile das campeãs daquele ano integrantes da escola arrancaram o plástico que cobria o cristo, levando o público ao delírio e a platéia a aplaudir. Naquele ano a Beija-Flor ficou com o segundo lugar, mas Joãosinho foi considerado por algumas pessoas o campeão moral do desfile [carece de fontes].
No carnaval de 1992, um casal desfilou completamente desnudo. Joãosinho Trinta foi levado a Delegacia de Policia, onde alegou que era uma homenagem a obra de Leonardo Da Vinci.
Após a saída do carnavalesco, após o carnaval de 1992, a escola colocou no posto Maria Augusta (1993) e o jovem Milton Cunha (1994-1997).
Com a criação de uma comissão de carnaval, em 1998, a escola voltou a vencer um campeonato, empatada com a Mangueira. Este título à época foi contestado, ja que especialistas até hoje entendem que a Mangueira deveria ter sido declarada campeã sozinha, pois sem o descarte de notas, a Beija-Flor seria apenas vice, e esse deveria ser o critério de desempate [carece de fontes].
Durante os 2000 a escola se manteve sempre nas primeiras colocações, sendo que no período 2003/2005 conquistou seu segundo tri campeonato em 2007, voltou a ganhar, dessa vez com uma diferença considerável em relação à segunda colocada. Meses após o Carnaval, a Polícia Federal, durante a Operação Hurricane, prendeu, entre outros, o patrono a escola, Anísio Abraão David, e apreendeu uma volumosa quantia de dinheiro, que segundo o delegado responsável pela operação, seria para comprar os jurados do desfile e assim garantir a conquista do título para a Beija-Flor. Após isto, instalou-se uma CPI na Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, que não comprovou nenhuma fraude, já que os kits alegados eram para tão-somente os mapas de votação e o delegado que afirmou tal fraude se recusou a comparecer para testemunhar na CPI[carece de fontes].
Ainda em 2003, surgiu como revelação a passista mirim Raíssa de Oliveira, que tornou-se conhecida por tornar-se rainha de bateria com apenas 12 anos [6] e por sua efetividade num posto altamente rotativo.
Em 2008, a comissão de carnaval escolheu o enredo "Macapaba: Equinócio Solar, viagem fantástica ao meio do mundo" e conquistou o bicampeonato e o seu 11º título.
No ano seguinte, o tema escolhido foi "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia", que falava sobre o hábito de se banhar, e os diversos tipos de banho. Houve naquele ano uma pequena mudança no estilo do samba-enredo escolhido. Aquele carnaval também ficou marcado por ter sido realizado em plena passarela, pouco antes do desfile, o casamento do intérprete Neguinho da Beija Flor, que naquele ano se recuperava de um câncer. A cerimônia teve sua parte final transmitida ao vivo pela Rede Globo, sendo que Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente nos camarotes do Carnaval, foi padrinho do casamento de Neguinho. Naquele ano, a escola conquistou um vice-campeonato, perdendo o título para o Salgueiro.
Em 2010, a Beija-Flor trouxe para a Marquês uma homenagem aos 50 anos de Brasília, sendo considerado um enredo bastante polêmico, e que acabou sendo ofuscado pelos escândalos políticos acontecidos no Distrito Federal no final do ano anterior, envolvendo seu então governador.
Para 2011, o tema escolhido para o carnaval foi uma homenagem ao cantor Roberto Carlos, que se declarara torcedor da agremiação, e no passado já participara de alguns eventos em conjunto com integrantes da escola: Neguinho da Beija-Flor, em julho de 2009, participara do show carioca da turnê 50 anos de Música / Roberto Carlos; o próprio Roberto esteve presente no casamento de Neguinho; e integrantes da agremiação participaram de shows realizados em cruzeiros onde o cantor também se apresentou. Boatos chegaram a ser divulgados na imprensa sobre um suposto relacionamento entre Roberto e a rainha de bateria Raíssa de Oliveira[7]. No concurso de samba enredo, após a inscrição de dezenas de parcerias, recebeu destaque o samba enredo composto por Erasmo Carlos, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle, que ficou entre os oito, mas acabou sendo eliminado da disputa.[8] Confirmando o favoritismo, o samba de Samir Trindade (nº 39) derrotou as parcerias de nº 35 (Tom Tom, Miguel Menezes, Gelson, Barbosão e Diogo Rosa) e 77 (Marcelo Guimarães, Ribeirinho, Paulo Lopitas, Almir da Ilha, Milton Tubarão e Veni Vieira).[9] Sagrou-se campeã de 2011. Devido a desentendimentos, Alexandre Louzada deixou a escola.[10].
Para 2012 com a inclusão de André Cezari, junto com Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Victor Santos. a Beija Flor irá Homenagear os 400 anos da cidade de São Luís do Maranhão. além disso trouxe Fábio de Mello como coreógrafo da comissão de frente conseguindo na disputa o quarto lugar[1]. Para 2013, a escola contará a história do cavalo Mangalarga Marchador, com patrocínio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador.
[editar]
| Beija-Flor[11] | |||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Ano | Colocação | Grupo | Enredo | Carnavalesco | |||||
| 1954 | Campeã | 2 | O Caçador de Esmeraldas [nota 1] | Cabana | |||||
| 1955 | 6ºlugar | 1 | Páginas de Ouro da Poesia Brasileira | Nilo | |||||
| 1956 | 12ºlugar | 1 | O Gaúcho | Nilo | |||||
| 1957 | 10ºlugar | 1 | Riquezas Áureas do Brasil [nota 2][2] | Augusto de Almeida | |||||
| 1958 | 10ºlugar | 1 | Tomada de Monte Castelo ou Exaltação às Forças Armadas | Benedito dos Santos | |||||
| 1959 | 9ºlugar | 1 | Copa do Mundo | Augusto de Almeida | |||||
| 1960 | 10ºlugar | 1 | Regência Prima | Augusto de Almeida | |||||
| 1961 | 8ºlugar | 2 | Homenagem a Brasília | Josefá | |||||
| 1962 | Vice-campeã | 2 | Dia do Fico [nota 2][2] | Cabana | |||||
| 1963 | 10ºlugar | 1 | Peri e Ceci [nota 2][2] | Josefá | |||||
| 1964 | 12ºlugar | 2 | Café, Riqueza do Brasil | Cabana | |||||
| 1965 | 3ºlugar | 3 | Lei do Ventre Livre | Cabana | |||||
| 1966 | 3ºlugar | 3 | Fatos que Culminaram com a Independência do Brasil | Augusto de Almeida | |||||
| 1967 | Vice-campeã | 3 | A queda da Monarquia | Augusto de Almeida | |||||
| 1968 | 9°lugar | 2 | Exaltação a José de Alencar | Anésio | |||||
| 1969 | 10°lugar | 2 | Paquete do Exílio | Cabana | |||||
| 1970 | 6°lugar | 2 | Quatro séculos de glórias | Abílio | |||||
| 1971 | 7°lugar | 2 | Carnaval, Sublime Ilusão | Abílio | |||||
| 1972 | 6°lugar | 2 | Bahia dos meus Amores | Abílio | |||||
| 1973 | Vice-campeã | 2 | Educação para o Desenvolvimento [nota 3][2] | Manoel Antônio Barroso | |||||
| 1974 | 7°lugar | 1 (primeira divisão) |
Brasil Ano 2000 [nota 3][2] | Rosa Magalhães | |||||
| 1975 | 7°lugar | 1 (primeira divisão) |
O Grande Decênio [nota 4][2] | Manuel Antônio Barroso | |||||
| 1976 | Campeã | 1 | Sonhar com Rei dá Leão [nota 5][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1977 | Campeã | 1 | Vovó e o Rei da Saturnália na Corte Egipciana [nota 6][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1978 | Campeã | 1 | A Criação do Mundo na Tradição Nagô [nota 7][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1979 | Vice-campeã | 1A (primeira divisão) |
O Paraíso da Loucura [nota 8][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1980 | Campeã | 1 | O Sol da Meia-Noite, uma Viagem ao País das Maravilhas [nota 9][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1981 | Vice-campeã | 1A (primeira divisão) |
Carnaval do Brasil, a Oitava das Sete Maravilhas do Mundo [nota 10][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1982 | Vice-campeã | 1A (primeira divisão) |
O Olho Azul da Serpente [nota 11][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1983 | Campeã | 1A (primeira divisão) |
A Grande Constelação das Estrelas Negras [nota 12][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1984 | 3ºlugar | 1A (primeira divisão) |
O gigante em berço esplêndido [nota 12] [2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1985 | Vice-Campeã | 1A (primeira divisão) |
A lapa de Adão e Eva [nota 13][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1986 | Vice-Campeã | 1 | O mundo é uma bola [nota 14] [2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1987 | 4ºlugar | 1 | As mágicas luzes da Ribalta [nota 15][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1988 | 3ºlugar | 1 | Sou negro, do Egito à liberdade [nota 16][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1989 | Vice-Campeã' | 1 | Ratos e Urubus, larguem minha fantasia [nota 17][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1990 | Vice-Campeã | 1 | Todo Mundo Nasceu Nu [nota 18][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1991 | 4ºlugar | Especial | Alice no Brasil das maravilhas [nota 19][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1992 | 7ºlugar | Especial | Há um ponto de luz na imensidão [nota 20][2] | Joãosinho Trinta | |||||
| 1993 | 3ºlugar | Especial | Uni-duni-tê, a Beija-flor escolheu: é você [nota 21][2] | Maria Augusta | |||||
| 1994 | 5ºlugar | Especial | Margareth Mee, a Dama das Bromélias [nota 22][2] | Milton Cunha | |||||
| 1995 | 3ºlugar | Especial | Bidu Sayão e o Canto de Cristal [nota 23][2] | Milton Cunha | |||||
| 1996 | 3ºlugar | Especial | Aurora do povo Brasileiro [nota 24][2] | Milton Cunha | |||||
| 1997 | 4ºlugar | Especial | A Beija-Flor é Festa na Sapucaí [nota 25][2] | Milton Cunha | |||||
| 1998 | Campeã | Especial | Pará: O mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu [nota 26][2] | Comissão de Carnaval[comissão1998 1] | |||||
| 1999 | Vice-Campeã | Especial | Araxá, Lugar Alto Onde Primeiro Se Avista o Sol [nota 27][2] | Comissão de Carnaval[comissão1999 1] | |||||
| 2000 | Vice-Campeã | Especial | Brasil, um coração que pulsa forte. Terra de todos ou de ninguém? [nota 28][2] | Comissão de Carnaval[comissão2000 1] | |||||
| 2001 | Vice-Campeã | Especial | A saga de Agotime - Maria mineira Naê [nota 29][2] | Comissão de Carnaval[comissão2000 1] | |||||
| 2002 | Vice-Campeã | Especial | O Brasil dá o ar de sua graça de Ícaro a Rubem Berta - O ímpeto de voar[nota 28][2] | Comissão de Carnaval [comissão2002 1] | |||||
| 2003 | Campeã | Especial | O povo conta a sua história: "saco vazio não pára em pé". A mão que faz a guerra faz a paz [nota 30][2] | Comissão de Carnaval [comissão2003 1] | |||||
| 2004 | Campeã | Especial | Manôa - Manaus - Amazônia – Terra Santa: Alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz [nota 31][2] | Comissão de Carnaval [comissão2003 1] | |||||
| 2005 | Campeã | Especial | O vento corta as terras dos pampas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito guarani. Sete Povos na fé e na dor... Sete missões de amor [nota 32][2] | Comissão de Carnaval[comissão2003 1] | |||||
| 2006 | 5ºlugar | Especial | Poços de Caldas derrama sobre a Terra suas águas milagrosas: do caos inicial à explosão da vida, Água... a nave mãe da existência [nota 33][2] | Comissão de Carnava[comissão2003 1] | |||||
| 2007 | Campeã | Especial | Áfricas, do berço real à corte brasiliana [nota 34][2] | Comissão de Carnaval[comissão2007 1] | |||||
| 2008 | Campeã | Especial | Macapaba - Equinócio Solar. Viagens fantásticas ao meio do mundo [nota 35][2] | Comissão de Carnaval[comissão2008 1] | |||||
| 2009 | Vice-Campeã | Especial | No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia [nota 36][2] | Comissão de Carnaval[comissão2008 1] | |||||
| 2010 | 3ºlugar | Especial | Brilhante Ao Sol Do Novo Mundo, Brásilia: Do Sonho Á Realidade, A Capital da Esperança | Comissão de Carnaval[comissão2008 1] | |||||
| 2011 | Campeã | Especial | Roberto Carlos: A Simplicidade de um Rei [nota 37] | Comissão de Carnaval[comissão2011 1] | |||||
| 2012 | 4º Lugar | Especial | São Luís - O Poema Encantado do Maranhão | Comissão de Carnaval[comissão2012 1] | |||||
| 2013 | Especial | Origem do cavalo Mangalarga | Comissão de Carnaval | ||||||
[editar] Premiações
[editar] Títulos
- Grupo Especial: 12 vezes — 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011.
- Grupo Acesso A: 1 Vez - 1954
- Vice-campeã: 11 vezes — 1979, 1981, 1985, 1986, 1989, 1990, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2009.
[editar] Ligações externas
Referências
- ↑ a b Comissão de frente da Beija-Flor tem novo coreógrafo
- ↑ Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. GRES Beija-Flor. Página visitada em 15/10/2010.
- ↑ OBatuque.com (17.11.2011). Beija-Flor de Nilópolis vai promover evento de MMA. Página visitada em 01.12.2011.
- ↑ SRZD-Carnaval (05/12/2011). MMA lota quadra da Beija-Flor. 12h46. Página visitada em 18/12/2011.
- ↑ Revista Época. Atualizado em 05/02/2010 - 23:00 - Rainha da polêmica - A Viradouro pode colocar à frente da bateria uma passista de 7 anos?. Página visitada em 17/02/2010.
- ↑ Ego - Globo.com (01/03/09). Rainha da Beija-Flor comenta boatos de que Roberto Carlos estaria encantado por ela. Página visitada em 15/12/2010.
- ↑ SRZD Carnavalesco (10/09/2010). Samba de Erasmo é cortado na Beija-Flor; Roberto Carlos confirma presença na final. Página visitada em 15/10/2010.
- ↑ Alberto João e Rafaella Javoski para o SRZD Carnavalesco (15/10/2010). Beija-Flor 'bota pra fora a felicidade e mostra a simplicidade do Rei'. Página visitada em 15/10/2010.
- ↑ Globeleza (08.03.2011). Briga de carnavalescos causa mal-estar na Beija-Flor. Página visitada em 25.03.2011.
- ↑ Portal Academia do Samba. Academia do samba - resultados. Página visitada em 15/10/2010.
[editar] Comissões
- ↑ Anderson Müller, Cid Carvalho, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Nélson Ricardo, Amarildo de Mello, Paulo Führo e Victor Santos
- ↑ Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Cid Carvalho, Nélson Ricardo e Shangai.
- ↑ Laíla, Cid Carvalho, Victor Santos, Shangai, Ubiratan Silva e Nélson Ricardo.
- ↑ a b c d Laíla, Cid Carvalho, Shangai, Fran-Sérgio e Ubiratan Silva.
- ↑ Laíla, Fran-Sérgio, Shangai, Ubiratan Silva e Alexandre Louzada
- ↑ a b c Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Alexandre Louzada.
- ↑ Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Alexandre Louzada e Victor Santos.
- ↑ Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos e André Cezari.
Notas
- ↑ Osório Lima.
- ↑ a b c Cabana (Silvestre David da Silva)
- ↑ a b Walter de Oliveira e João Rosa
- ↑ Bira Quininho
- ↑ Neguinho do Vale
- ↑ Savinho da Beija-Flor e Luciano da Beija-Flor
- ↑ Neguinho da Beija-flor, Mazinho e Gilson
- ↑ Savinho, Luciano e Walter de Oliveira
- ↑ Zé do Maranhão, Wilson Bombeiro e Aluízio
- ↑ Neguinho da Beija-Flor, Dicró e Picolé
- ↑ Wilson Bombeiro, Carlinhos Bagunça e Joel Menezes
- ↑ a b Neguinho da Beija-Flor e Nêgo
- ↑ Zé do Cavaco, Carlinhos Bagunça, Carnaval, H.O. e Patrício
- ↑ Betinho e Jorge Canuto
- ↑ Mazinho e Gilson Dr.
- ↑ Ivancué, Cláudio Inspiração, Marcelo Guimarães e Aloísio Santos
- ↑ Betinho, Glyvaldo, Zé Maria e Osmar
- ↑ Betinho, Jorginho, Bira e Aparecida
- ↑ Pelé, Cláudio Inspiração, Tonho Magrinho e Paulo Roberto
- ↑ Dinoel Sampaio, Itinho, Neguinho da Beija-Flor
- ↑ Dinoel Sampaio, Itinho, Neguinho da Beija-Flor
- ↑ Arnaldo Matheus, J. Santos e Almir Moreira
- ↑ Bira, Zé Carlos do Cavaco, Tião Barbudo, Dequinha Pottiêr e Jorginho
- ↑ Miro Barbosa
- ↑ Wilson Bombeiro, J. Santos, Arnaldo Matheus e Almir Sereno
- ↑ Alencar de Oliveira, Wilsinho Paz, Noel Costa, Baby e Marcão
- ↑ Wilsinho Paz, Noel Costa e Serginho do Porto
- ↑ a b Igor e Amendoim da Beija-Flor
- ↑ Déo, Caruso, Cleber e Osmar
- ↑ Betinho, J.C.Coelho, Ribeirinho e Glyvaldo
- ↑ Claudio Russo, José Luis, Marquinhos e Jessey Beija-Flor
- ↑ J.C. Coelho, Ribeirinha, Adilson China, Serginho Sumaré, Domingos P.S., Sidnei de Pilares, Zequinha do Cavaco, Wanderley Novidade, Jorginho Moreira, Paulinho Rocha e Walnei Rocha
- ↑ Wilsinho Paz, Noel Costa, Alexandre Moraes e Silvio Romai
- ↑ Cláudio Russo, J. Veloso, Carlinhos do Detran e Gilson Dr.
- ↑ Cláudio Russo, Carlinhos Detran, J. Veloso, Gilson Dr., Kid e Marquinhos
- ↑ a b Tom Tom, Marcelo Guimarães, Lopita, Jorge Augusto e Veni Vieira
- ↑ Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira e Théo M. Neto.