Belasco (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Belasco
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Ka-Zar the Savage # 11
Criado por Bruce Jones
Brent Andernson
Espécie Demônio
Terra natal Limbo
Afiliações Demônios do Limbo
Deuses Anciões
Povo Gato
Ocupação Soberano do Limbo
Base de operações Limbo
Inimigos X-Men
Ka-Zar
Habilidades Habilidade em Mágica
Invulnerabilidade
Comanda Legião de Demônios
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Belasco é um supervilão das histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Foi criado por Bruce Jones e Brent Andernson e sua primeira aparição foi em Ka-Zar the Savage # 11. Belasco é um ancião, feiticeiro do mal que serve aos Deuses Anciões, é mais conhecido por ter raptado Illyana Rasputin.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Belasco é contada pelo poeta Dante, embora haja alguma controvérsia quanto à veracidade destes contos. Alegadamente, Belasco era um feiticeiro do século 13, que vivia em Florença na Itália. Belasco usou seu conhecimento de alquimia e de magia negra para entrar em contato com os Deuses Anciões (na verdade entidades demoníacas extra-dimensional). Ele forjou um pacto com eles o que lhe permitiu atravessar a barreira para a nossa dimensão utilizando um arranjo pentagonal de cinco pedras de sangue. Em contrapartida, foi concedida imortalidade à Belasco e enorme poder místico. Foi também dada uma aparição demoníaca, como ele foi concebido para formar uma nova raça de demônios terrestres.

Para tal, ele raptou Bice "Beatrice" dei Portinari, amada de Dante, para dar à luz o primeiro desta nova raça. Ele fugiu com ela para a ilha de Atlantis, Pangea, onde os Deuses Anciões o mandaram para o Monte Flavius, onde o ritual de convocação poderia dar lugar. Enquanto no caminho Belasco estuprou Beatrice, e ela estava grávida de nove meses o tempo em que chegaram. Ele embarcou para a ilha, perseguido de perto por Dante, e levou Beatrice em uma rede de passagens subterrâneas destinadas a assemelhar o Inferno. Dante encontrou eles apenas a tempo de testemunhar Beatrice morrendo no parto, e, furioso, atacou Belasco. Durante a batalha, um tubo foi acidentalmente atingido, libertando um líquido desconhecido que Belasco havia colocou em animação suspensa. Em algum ponto da ilha, Belasco também perdeu o medalhão contendo as pedras de sangue.

História Recente[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, o vulcão ficou ativo novamente, liberando Belasco. Ele rapidamente localizou o medalhão e encontrou um novo sacrifício, Shanna O'Hara. Ele a colocou sob o seu controle mental e começou o feitiço. Ele tentou fazer de Shanna a mãe de uma raça demoníaca que ele seria o pai. No entanto, quando ele estava quase terminando, o par de Shanna, Ka-Zar apareceu e arremessou o medalhão no vulcão, trancando os Deuses Anciões e aparentemente destruindo Belasco.

No entanto, ele foi preso de vez no Limbo, também chamado de Outro Lugar, onde passou seus anos tentando conquistar o lugar. Uma vez conquistado, ele chamou os X-Men até ele, por razões desconhecidas e lutou contra eles. Todos eles conseguiram escapar menos a menina de sete anos de idade, Illyana Rasputin. Ele fez de Illyana sua aprendiza, transformando ela em uma feiticeira demônio, transformando parte de sua alma em uma pedra de sangue, dando-lhe um grande potencial de poder e que lhe permitia controlar ela. No entanto, após completar catorze anos, ela se rebelou contra ele, tirando-o do Limbo. Agora, como nova mestra do Limbo, ela voltou para a Terra apenas alguns segundos após o X-Men terem escapado do Limbo, e pouco tempo depois ingressou nos Novos Mutantes como Magia. Magia mais tarde foi deposta como mestra do Limbo pelos demônios Sym e Nastirth, o último dos quais foi destruído na saga Inferno, que também restaurou Illyana da infância perdida.

Belasco, em seguida, tentou transformar Ka-Zar e Shanna em demônios para serem pais de uma nova raça demoníaca. Ele foi derrotado quando Kazar o empalou com sua própria espada. Foi revelado depois que Belasco seria o novo mestre do Povo Gato.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Belasco é um dos feiticeiros mais poderosos da Terra e possui um vasto conhecimento de magia negra mística. Ele tem um conhecimento enciclopédico de feitiços a partir de uma variedade de livros de magia oculta que ele pode utilizar, dentre eles:

  • capacidade de lançar raios de fogo de energia mística;
  • criar escudos de proteção de energia mística;
  • transformar e transmutar matéria viva e inanimada;
  • viajar interdimensionalmente;
  • atirar raios místicos;
  • controlar as mentes dos seres humanos e animais;
  • ressuscitar os mortos, sob certas circunstâncias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.