Belemnite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Belemnoidea)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBelemnites
diversos rostra de belemnites
diversos rostra de belemnites
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Subclasse: Coleoidea
(sem classif.) Belemnoidea
Ordens
Ver texto.

Os belemnites[1] ou belemnitas (Belemnoidea) eram animais carnívoros que possuíam um corpo suave ao redor de uma concha interna (rostrum). Viviam na água e eram muito semelhantes as lulas atuais.

Os belemnites surgiram no período Carbonífero como resultado de um longo processo de evolução. Eram eficientes caçadores de peixes pequenos e outros animais marinhos de pequeno porte, os belemnites usavam os seus tentáculos para agarrar as presas, e então as comiam com as suas mandíbulas em forma de bico. Ao contrário da lula moderna, eles tinham ganchos no lugar de ventosas.

Os belemnites foram mais comuns do início do período Jurássico até o fim do período Cretáceo, quando foram extintos, juntamente com os dinossauros, no chamado Evento K-T.

Segundo algumas evidências fósseis, os belemnites serviam de alimento para os ictiossauros da época.

Alterações Climáticas[editar | editar código-fonte]

As belemnitas encolheram de tamanho substancialmente quando a temperatura da água aumentou devido à atividade vulcânica há cerca de 183 milhões de anos, durante o período conhecido como Toarciano.[2] Os cientistas acreditam que esse efeito Lilliput foi um precursor da extinção posterior dos animais.[3]

Clasificação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «belemnite | Infopédia» 
  2. Rita, Patrícia; Nätscher, Paulina; Duarte, Luís V.; Weis, Robert; De Baets, Kenneth. «Mechanisms and drivers of belemnite body-size dynamics across the Pliensbachian–Toarcian crisis». Royal Society Open Science. 6 (12). 190494 páginas. PMC 6936285Acessível livremente. PMID 31903197. doi:10.1098/rsos.190494 
  3. «Why do organisms shrink?». Tech Explorist (em inglês). 9 de março de 2020. Consultado em 9 de março de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre moluscos, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.