Bell e Sebastião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bell e Sebastião
名犬ジョリィ
Meiken Jorī
Informações gerais
Gêneros Aventura, Comédia, História, Kodomo
Anime
Direção Keiji Hayakawa
Estúdio de animação MK Company
Visual 80
Toho Company, Ltd.
Emissoras de televisão Japão NHK
Período de exibição 7 de abril de 198122 de junho de 1982
Episódios 52[1]
Portal Animangá

Bell e Sebastião (名犬ジョリィ Meiken Jorī?, Jolly o famoso cão) é uma série de anime adaptada do romance Belle et Sébastien da autora francesa Cécile Aubry.[2][3][4] A série estreou no canal japonês NHK entre 7 de abril de 1981 até 22 de junho de 1982. É constituída por 52 episódios e foi uma co-produção entre MK Company, Visual 80 Productions e Toho Company Ltd. Toshiyuki Kashiwakura foi o escritor e os desenhos dos personagens foram feitos por Shuichi Seki. O show foi transmitido na televisão francesa e japonesa em 1981, e em Portugal foi emitido em 1983 no canal RTP.

Este anime usou muitos funcionários das franquias da Nippon Animation e World Masterpiece Theater, e assim, a aparência é semelhante a de uma produção WMT embora em si própria, a Nippon Animation não estava envolvida com esta série.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série é sobre as aventuras baseadas nas montanhas de um jovem rapaz chamado Sebastião e seu Cão de montanha dos Pirenéus Bell que vivem em uma pequena aldeia na França. Sebastião não tem amigos porque ele é provocado pelas outras crianças por não ter uma mãe. Mas um dia, ele encontra um cão branco e gentil que foi falsamente acusado de crimes terríveis. Ele nomeia de Bell e eles se tornam os melhores amigos. Para salvá-lo de um destino injusto, Sebastião deixa sua família adotiva e começa a viajar com Bell e seu cão pequeno Puchi. Eles vão viver muitas aventuras como enganar a polícia e procurar a mãe perdida de Sebastião.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Sebastião
Sebastião é um menino de 7 anos de idade de uma pequena aldeia na França. Desde que ele nasceu, ele foi viver com seu avô adotivo, Cecil, e Anne-Marie. Sebastião é bem-humorado e cheio de energia, mas as crianças da cidade provocam ele, porque ele não tem uma mãe real. Os desejos mais profundos de Sebastião são encontrar sua mãe e ter um bom amigo.
Bell
Bell ("Jolly" na versão japonesa) é um grande branco Cão de montanha dos Pirenéus que fugiu para o interior da França. Ela é gentil e bondosa, mas suas tentativas de ajudar os necessitados são mal compreendidos. Ela é rotulada como o "O Monstro Branco" e a polícia estão constantemente em sua cauda.
Puchi
Puchi é um cachorrinho que monta no bolso de Sebastião. Embora Puchi esteja sempre latindo e se metendo em encrenca, ele é um bom amigo de Sebastião e Bell.
Vô Cecil
Cecil teve Sebastião como um bebê e age como seu avô adotivo. Ele é um mentor amoroso que ensina Sebastião tudo o que sabe sobre as montanhas e o deserto.
Anne-Marie
Anne-Marie é a neta biológica de Cecil. Ela ajudou a cuidar de Sebastião desde que ele nasceu, e se imagina como sua mãe, apesar de ter a idade de uma irmã mais velha na melhor das hipóteses. Ela adora o Sebastião profundamente, mas muitas vezes é super protetora e um pouco dura.
Isabel
Isabel é a verdadeira mãe de Sebastião, e viaja como cigana. Ela foi contra o código de cigana e se casou com uma pessoa de fora, mas ele morreu antes que ela entregasse o filho. Isabel teve seu bebê secretamente nas montanhas, e prometeu voltar para ele um dia, quando seu povo fosse capaz de entender.
Sarah
Sarah é uma menina doente, solitária, Sebastião encontra ela em sua jornada. Tanto Sarah e Sebastião ao longo do tempo tentam fazer amigos da sua idade para brincar, e eles rapidamente se tornam próximos. Sarah reaparece várias vezes durante a jornada de Sebastião para dar uma mãozinha.

Dobragem Portuguesa Portugal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «名犬ジョリィ». NHK (em japonês). Consultado em 12 de julho de 2009 
  2. Schine, Cathleen (30 de Outubro de 1988). «De Lassie para Pee-Wee». The New York Times (em inglês). Consultado em 14 de agosto de 2010 
  3. «A estrela de cinema francesa Cecile Aubry morre aos 81 anos». BBC (em inglês). 21 de Julho de 2010. Consultado em 14 de agosto de 2010. Cópia arquivada em 23 de Agosto de 2010 
  4. «Cécile Aubry, atriz e escritora de histórias infantis, morre aos 81 anos». The New York Times (em inglês). 24 de Julho de 2010. Consultado em 14 de agosto de 2010. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2010 
  5. Dobragem portuguesa (em português)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.