Bellator MMA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bellator
Bellator MMA
Tipo Privada
Indústria Artes marciais mistas
Fundação 2008 (6 anos)
Fundador(es) Bjorn Rebney
Sede Estados Unidos Newport Beach, Califórnia, Estados Unidos
Proprietário(s) Viacom[1]
Pessoas-chave Bjorn Rebney, Presidente/CEO
Tim Danaher, Presidente
Sam Caplan, VP de relações/Matchmaker
Página oficial http://www.bellator.com/

Bellator MMA, mais conhecido como Bellator, é uma organização de artes marciais mistas (MMA) localizada nos Estados Unidos[2] , a segunda maior do país. Com sede em Newport Beach, Califórnia, a empresa foi formada em 2008 pelo presidente e CEO Bjorn Rebney. Os eventos do Bellator são principalmente focados em torneios. O vencedor do torneio é declarado o desafiante número um pelo título em sua respectiva categoria de peso e é premiado com um cheque de US$100.000.

Os eventos ao vivo e as competições são transmitidos internacionalmente no Esporte Interativo e na Fox Sports Brasil no Brasil e recentemente no Viva no Reino Unido e na Irlanda.

"Bellator" é uma palavra em latim, cujo significado é "Guerreiro". [3]

História[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira temporada, Bellator transmitiu suas lutas nos Estados Unidos através de um acordo exclusivo com a emissora ESPN Deportes. As suas lutas também são transmitidas a vários países ao redor do mundo através de acordos com várias outras emissoras. Devido ao sucesso alcançado na primeira temporada, Bellator teve sua segunda temporada no dia 8 de abril de 2010 com audiência maior do que a primeira temporada, com transmissão da NBC, FOX Sports, Telemundo,[4] Mun2[5] e The Score.[6] Em dezembro de 2010, foi anunciado que o Bellator havia assegurado um acordo de TV para o exibir seus eventos ao vivo no canal FX com início em 2011, [7] mas o contrato não se findou. Mais tarde no mesmo mês, o Bellator anunciou que iria exibir suas lutas então nos canais MTV2 e Tr3s.

Regras[editar | editar código-fonte]

Divisões de peso[editar | editar código-fonte]

  • Galo (Bantamweight) - 61,2kg
  • Pena (Featherweight) - até 65,8kg
  • Leve (Lightweight) - até 70,3kg
  • Meio-Médio (Welterweight) - até 77,1 kg
  • Médio (Middleweight) - até 83,9kg
  • Meio-Pesado (Light Heavyweight) - até 93,0kg
  • Pesado (Heavyweight) - até 120,2kg

Regras básicas[editar | editar código-fonte]

Os lutadores se enfrentam num ringue circular com 3 rounds de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 rounds de 5 minutos.

Os resultados das lutas se definem com:

  • Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.
  • Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente. No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.
  • Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.
  • Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:

Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.

Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.

Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.

  • Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc. No caso de empate, não é necessário apenas que os pontos dos lutadores sejam iguais. No entanto, em um empate por unanimidade ou divisão, cada lutador faz pontuações iguais em número de decisões dos três juízes (0 ou 1, respectivamente). A luta também pode acabar em uma decisão técnica, submissão técnica, desqualificação, empate técnico, ou no contest. Os dois últimos resultados não têm vencedores.

O sistema de pontuação (em 10) está em vigor para todos as lutas no Bellator. Três juízes indicam a pontuação de cada round, com o vencedor de cada round recebendo 10 pontos, enquanto o perdedor recebe 9 pontos ou menos. A única maneira que um round empatar é se o lutador que ganhou a rodada tem um ponto deduzido por uma falta. Round pontuados em 10-8 e 10-7 são tipicamente marcados quando um lutador ganha um round de forma dominante.

Regras dos torneios[editar | editar código-fonte]

Durante o torneio Bellator, as regras são um pouco diferentes das lutas não válidas pelo torneio. Cotoveladas são ilegais nos combates de quartas e semifinal, devido à alta probabilidade de ocorrência de um corte. Cotoveladas são legais na final. A luta final do torneio é de três rounds de cinco minutos, uma vez que não é uma luta pelo título.

Eventos do Bellator[editar | editar código-fonte]

Atuais campeões[editar | editar código-fonte]

Categoria
Peso
Lutador
Campeão desde
Defesas de título
Próximas Defesas de título
Peso Pesado até 120.2 kg Rússia Vitaly Minakov 15 de novembro de 2013 (Bellator 108) 1
Meio-pesado até 93.0 kg Estados Unidos Emanuel Newton 21 de março de 2014 (Bellator 113) 0
Peso Médio até 83.9 kg Rússia Alexander Shlemenko 07 de fevereiro de 2013 (Bellator 88) 3
Meio-médio até 77.1 kg Brasil Douglas Lima 18 de abril de 2014 (Bellator 117) 0
Peso Leve até 70.3 kg Estados Unidos Eddie Alvarez 2 de novembro de 2013 (Bellator 106) 0 Estados Unidos Michael Chandler (Bellator 120)
Peso Pena até 65.8 kg Estados Unidos Pat Curran 14 de março de 2014 (Bellator 112) 0 Brasil Patricio Freire (Bellator 121)
Peso Galo até 61.2 kg Brasil Eduardo Dantas 13 de abril de 2012 (Bellator 65) 2 Estados Unidos Joe Warren (Bellator 118)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.